O Globo – Se na semana passada a coluna trouxe detalhes do andamento da lenta obra do Museu da Imagem e do Som (MIS), em Copacabana, neste sábado será a vez de apresentar a situação da Estação Gávea do metrô do Rio, cuja construção está próxima de completar uma década de paralisação.
Pois o cenário atual é o seguinte: no início de julho, todas as partes interessadas — Estado, Ministério Público e o Tribunal de Contas do Estado – tiveram mais uma reunião sobre a forma de conclusão do empreendimento. Segue na mesa a hipótese de a atual concessionária do metrô finalizar a obra, com a promessa de receber mais dez anos de concessão.
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Parte do que era prometido não será feita num primeiro momento (não haverá ligação direta com o Leblon, por exemplo), enquanto o restante da obra sairá por cerca de R$ 700 milhões. O acordo é visto com bons olhos por quem participa das conversas.
Neste momento, o plano está nas mãos dos técnicos do TCE. Após parecer dos auditores, os documentos seguirão para análise jurídica, para enfim serem avaliados pelos conselheiros do Tribunal. Um possível aval para o acordo firmado não significa que a obra deixará de ser fiscalizada.
Todo esse trâmite deve durar, na melhor das hipóteses, cerca de um mês. Um “OK” técnico viria em outubro, cabendo ao Estado e à concessionária o anúncio sobre a retomada do quebra-quebra.
No início do ano, o secretário de Transportes do Estado, Washington Reis, havia prometido obras já para maio, com entrega da estação em junho de 2026, ano de eleição. Procurada, a secretaria reforçou que o processo segue com o TCE e indicou tratar-se de um “projeto prioritário” para o governo. Não foi indicado novo prazo para o início e fim das obras.
“Estamos programando uma nova manifestação em frente à estação. Quem mora na Gávea não usa metrô de superfície. Até o momento, não temos resposta nenhuma do governo. Estamos perdidos. Há 36 milhões de litros de água no buraco e não sabemos o que vai acontecer”, lamenta René Hasenclever, vice-presidente da Associação de Moradores da Gávea.
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