Diário dos Trilhos – A Acciona, grupo espanhol responsável pela construção da Linha 6-Laranja de metrô em São Paulo, manifestou publicamente o desejo de tirar do papel a Linha 16-Violeta.
A informação é da Secretaria de Parcerias em Investimentos do Governo do Estado que denomina este futuro ramal como a “Linha dos Parques”.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
Os espanhois na última semana apresentaram para Tarcísio de Freitas os estudos preliminares e até dezembro, vão afirmar a intenção de construir essa linha, através de um Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI), onde outras empresas ou consórcios podem também apresentar sua intenção de participar das obras.
No caso da Acciona, a ideia é aproveitar as duas tuneladoras atualmente em uso na Linha 6, e realizar a perfuração de Oscar Freire até a região da Avenida Abel Ferreira na Zona Leste, com investimentos estimados de R$ 25 bilhões.
Segundo o Governo do Estado, um dos grandes atrativos da nova linha será a proximidade das estações com importantes parques paulistanos: Ibirapuera, Aclimação e Independência.
A primeira fase deverá ter 16 quilômetros (km) de extensão, percorrendo 16 estações – entre Oscar Freire, na Zona Oeste, e Abel Ferreira, na Zona Leste. O trajeto deverá ser percorrido em 30 minutos. A previsão é transportar 550 mil passageiros diariamente.
As estações serão as seguintes:
– Oscar Freire
– Nove de Julho
– Jardim Paulista
– Parque do Ibirapuera
– Dante Pazzanese
– Ana Rosa
– Parque Aclimação
– Basílio da Cunha
– Parque Independência
– São Carlos
– Paes de Barros
– Vila Bertioga
– Álvaro Ramos
– Regente Feijó
– Anália Franco
– Abel Ferreira
Em nota ao Diário dos Trilhos, a Acciona informou estar ativamente na busca de novos projetos de transportes e mobilidade em alinhamento com sua estratégia global de mercado e crescimento.
“A ACCIONA confirma seu interesse no projeto de implantação da Linha 16-Violeta, considerado mais um importante passo para a promoção da mobilidade da cidade de São Paulo. A empresa está ativamente em busca de oportunidades nos setores de infraestrutura e transportes que estejam alinhadas à sua estratégia de gerar impacto positivo para a sociedade e todas as iniciativas que se enquadram nesses critérios são cuidadosamente analisadas.”
Seja o primeiro a comentar