Veja como é o novo trajeto da Linha 16-Violeta

Metrô CPTM – O governo do estado divulgou o novo mapa de estações da Linha 16-Violeta, seguindo a sugestão da construtora Acciona, que na semana passada protocolou uma Manifestação de Interesse Público (MIP) pelo projeto.

Como este site mostrou em primeira mão, o ramal do Metrô sugerido pela empresa que é responsável pelas obras da Linha 6-Laranja, é diferente do proposto anteriormente.

Em vez seguir por um caminho próximo à extensão da Linha 6 até a Mooca e ter uma conexão na estação Paraíso, a Acciona propôs um trajeto mais ao sul, cruzando com as linhas 2-Verde e 1-Azul em Ana Rosa.

De lá a Linha 16 seguiria até perto do Instituto Dante Pazzanese e faria uma curva à direita até a estação Parque do Ibirapuera, nas proximidades do ginásio de mesmo nome.

Após isso o ramal retomaria o percurso pelo eixo que coincide com a Rua Oscar Freire até terminar na interligação com a Linha 4-Amarela.

A sugestão de traçado feita pela Acciona também afasta a Linha 16 da Linha 6 após a estação São Carlos/Parque da Mooca, onde ambas se encontrarão. Dali o ramal Violeta faz um curva no sentido sul até a estação Parque da Independência, que ficará próximo ao monumento do 7 de Setembro. A linha segue no sentido leste até a estação Basílio da Gama, passa pela estação Parque Aclimação, localizada ao sul do equipamento público e então encontra com a estação Ana Rosa.

Segundo a Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI), será feito a análise “dos estudos preliminares apresentados pela empresa espanhola Acciona e, até o fim deste ano, será aberto um Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI), no qual outras empresas poderão manifestar interesse em executar a obra. A proposta apresentada pela empresa prevê a utilização dos tatuzões que atualmente operam na escavação da Linha 6-Laranja, entre as estações Brasilândia e São Joaquim.”

A proposta da Acciona prevê uma linha com 16 km e 16 estações, ou seja, metade do previsto pelo Metrô. A empresa espanhola considera a primeira fase mais atrativa, com tempo de viagem de 30 minutos e demanda para 550 mil passageiros por dia.

A segunda fase, até Cidade Tiradente com mais 11 estações, seria um investimento contingente na concessão, de acordo com ela. Vale dizer que todos esses aspectos são apenas sugestões ao governo, incluindo o uso dos dois tatuzões que hoje operam na construção dos túneis da Linha 6.

Fonte: https://www.metrocptm.com.br/veja-como-e-o-novo-trajeto-da-linha-16-violeta/

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*