Metrô CPTM – Dias após devolver trens da Série 7500 à CPTM, a ViaMobilidade recebeu a 31º composição da Série 8900, fabricada pela Alstom.
Com a nova unidade, a concessionária das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda ainda tem cinco trens pendentes de entrega.
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Como o site mostrou recentemente, a maior parte da nova frota já está em operação e mais trens devem se juntar à operação nas próximas semanas.
Fabricadas em Taubaté (SP), as novas composições são do modelo Metropolis, mas com modificações para prestarem serviço nos dois ramais de trens metropolitanos.
A frota de 36 trens terá a tarefa de ser a base do carrossel das linhas, apoiada por antigos Série 7000 repassados pela CPTM, além de alguns trens da Série 5400 que operam na extensão da Linha 8.
Novo sistema de sinalização?
A despeito de serem modernos e mais capazes, os novos trens dependem de outros investimentos para operarem da forma mais eficiente.
Entre eles está a infraestrutura de energia e sinalização mais moderna, além de melhorias nas vias, que estão sendo executadas pela concessionária.
No entanto, para reduzir o intervalo entre as viagens, um dos maiores desejos dos usuários, será preciso aprimorar a sinalização dos dois ramais.
A CPTM havia lançado projetos de implantar o CBTC na Linha 8 mas eles foram abandonados.
Segundo entendimento deste site, a empresa deverá investir em um novo sistema de sinalização, o ETCS (European Train Control System), que será incluído em um novo aditivo como compensação por outras obrigações retiradas do contrato.
Usado na Europa, o ETCS tem uma vantagem perante o CBTC e o ATC: ele não é uma tecnologia proprietária, portanto, permite que trens de outras operadoras circulem pelas vias das outras e vice-versa.
O plano da atual gestão é que a malha que outrora pertenceu à CPTM possa operar com empresas circulando em todas as áreas, se assim for de interesse do serviço.
Fonte: https://www.metrocptm.com.br/alstom-entrega-o-31o-trem-da-serie-8900-faltam-cinco-unidades/
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