Diário do Litoral (Santos-SP) – Já se sabe que o Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) da Baixada Santista liga as cidades de Santos e São Vicente e está contando com duas expansões em ambos os municípios. Enquanto uma leva para o Centro Santista, a outra é direcionada para a Área Continental Vicentina.
Porém, a quarta fase já está em fase de estudos e deve chegar até o Guarujá, por intermédio do túnel submerso que ligará o município à Santos. No caso, haverá um espaço destinado exclusivamente ao VLT.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
Segundo o próprio documento, o VLT iria sair da Estação Porto (em Santos), atravessaria o túnel pelas faixas centrais e seguiria o eixo dos acessos viários do túnel (no lado de Guarujá) até a Estação 14 Bis, no canteiro da Av. Santos Dumont, nas proximidades da própria Praça 14 Bis, em Vicente de Carvalho.
Esta extensão terá quase 2,5 km, com traçado inserido nas faixas centrais do túnel imerso e no eixo dos acessos viários que serão objeto de melhorias.
Cronograma do Projeto
O projeto do túnel imerso que ligará Santos e Guarujá está no âmbito do Programa de Parcerias de Investimentos do Estado de São Paulo (PPI-SP) e será executado por meio de parceria público-privada (PPP), com investimento estimado em R$ 5.96 bilhões. O leilão segue previsto para o quarto trimestre de 2024, com a assinatura do contrato para 2025.
Seja o primeiro a comentar