Mobilidade Sampa – Com a chegada de uma intensa onda de frio a São Paulo, a CCR Mobilidade, através da ViaMobilidade — operadora das Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda —, tomou medidas proativas para garantir a segurança e eficiência das operações ferroviárias. Nos últimos meses, a companhia modernizou 312 aparelhos de mudança de via, substituiu mais de 30 km de trilhos e 15 mil dormentes, além de realizar esmerilhamentos em 100 km de trilhos. Estas ações fazem parte de um esforço contínuo para minimizar os impactos das variações climáticas, como a contração dos trilhos devido às baixas temperaturas.
Durante o frio intenso, as barras metálicas dos trilhos se contraem, o que pode afetar a segurança e a pontualidade das viagens. A CCR Mobilidade reconhece a importância de agir preventivamente para evitar transtornos aos passageiros, especialmente em condições climáticas adversas.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
As equipes estão preparadas para, juntamente com as modernizações realizadas, responder prontamente a qualquer situação que exija intervenção urgente.
“O compromisso com a manutenção e modernização contínuas é essencial para assegurar que o sistema de transporte opere com qualidade e confiabilidade, mesmo em condições climáticas desafiadoras. E com a chegada da onda de frio, intensificamos nossas ações preventivas para garantir que as operações mantenham a segurança e eficiência esperadas pelos passageiros. A modernização dos trilhos e dos aparelhos de mudança de vias é parte fundamental do nosso compromisso em oferecer um transporte público confiável, independentemente das condições climáticas,” afirma Alan Santana, gerente executivo de manutenção da ViaMobilidade.
Seja o primeiro a comentar