Metrô CPTM – A Linha 14-Ônix de trens metropolitanos, deverá passar por modificações em seu trecho sul. Em vez de terminar na Estação Jardim Irene, em Santo André, a proposta é levar o ramal até o centro de São Bernardo do Campo.
As informações constam do estudo da rede futura estabelecido no Plano Integrado de Transportes Urbanos (PITU 2040).
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Os estudos mostram que a Linha 14 deverá ganhar três estações após ABC, sendo elas as estações Vila Marina, Brasília e São Bernardo do Campo. A mudança é positiva pois atenderá um município que não possui transporte sobre trilhos, além de propor uma integração com a futura Linha 25-Topázio.
A demanda estimada para o ramal será de 750 mil passageiros por dia no cenário de consolidação. A estação São Bernardo do Campo será a segunda mais movimentada com 77,6 mil passageiros por dia, perdendo apenas para Itaquera com 101 mil passageiros.
Trata-se, portanto, de mais uma prova cabal do potencial de atração do transporte ferroviário, que tem sido ignorado pelas gestões estaduais, mais preocupadas em manter o monopólio dos ônibus no município.
Horizonte distante, no entanto
A análise realizada prevê que o trecho entre Bonsucesso e São Bernardo do Campo seja entregue em meados de 2040 com custo estimado em R$ 40,4 bilhões.
Existem discussões sobre o modal adotado, mas tudo leva a crer que o modo ferroviário seja o mais apropriado para grandes demandas.
Fonte: https://www.metrocptm.com.br/linha-14-onix-pode-chegar-ao-centro-de-sao-bernardo-do-campo/
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