CPTM ajuda na recuperação da Trensurb com transferência de equipamentos elétricos

Metrô CPTM – A CPTM formalizou por meio de dispensa de licitação a transferência de bens para a Trensurb, operadora do sistema ferroviário da região metropolitana de Porto Alegre.

Em maio de 2024 a operadora foi atingida pelas grandes inundações no Rio Grande do Sul. A ferrovia foi severamente afetada e até hoje não retomou 100% das operações.

Dentre os sistemas afetados estão os elétricos. Os trens metropolitanos operados pela Trensurb são semelhantes aos da CPTM, utilizando catenária com 3000 Vcc.

Dentro deste contexto, a CPTM formalizou a transferência de bens e equipamento do sistema de suprimento de energia de tração. Os itens poderão ser utilizados para acelerar os reparos em sistemas de alta tensão.

O valor da transferência é de R$ 2,5 milhões e tem prazo de 30 dias. O repasse foi realizado sem licitação formal por meio de autorização da presidente interina da CPTM.

O site buscou mais informações por parte da CPTM que enviou a seguinte nota:

“A CPTM vendeu equipamentos sobressalentes – disjuntores de 3kvcc e cubículos que contêm disjuntores para utilização em sistemas com classe de tensão de 3Kvcc, usados em subestações ou cabines seccionadoras – para Trensurb realizar a reposição do material danificado pelas enchentes ocorridas no fim de abril. O valor mencionado na publicação se refere ao que será pago pelos equipamentos, que não farão falta para CPTM e visam ajudar a retomada da operação plena da Trensurb”.

A ajuda técnica da CPTM poderá facilitar o processo de retomada plena da operação. Segundo os técnicos da Trensurb, a circulação de trens deverá ser efetivada para a Estação Mercado até o final de dezembro.

Fonte: https://www.metrocptm.com.br/cptm-ajuda-na-recuperacao-da-trensurb-com-transferencia-de-equipamentos-eletricos/

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*