O Globo – O BNDES liberou um financiamento de R$ 3,7 bilhões para a LHG Logística, subsidiária do negócio de mineração do Grupo J&F (de JBS, PicPay e Âmbar). Os recursos virão do Fundo da Marinha Mercante (FMM) e serão usados para a construção de 400 balsas e 15 empurradores destinados ao transporte hidroviário de minério de ferro e manganês pelos rios Paraná e Paraguai.
O acordo prevê que as embarcações serão construídas em seis estaleiros nacionais — em vez de serem importadas da China, que se tornou a maior fabricante mundial nesse segmento e vende as balsas com preços até 20% menores, observou o BNDES. A expectativa é que elas sejam entregues ao longo dos próximos quatro anos.
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— A operação contribui para o desenvolvimento da produção nacional, impulsiona a descarbonização e reativa a indústria naval, diante de uma competição internacional difícil com países como China e Cingapura. Ao investir na produção local, o país não só reduz a dependência de importações, mas também impulsiona as exportações e a balança comercial — afirma o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante.
Impacto
De acordo com o banco de fomento, o investimento permitirá um aumento de 16% da frota brasileira de transporte de carga para navegação interior (em rios e lagoas, por exemplo). Haverá a geração de 5,5 mil empregos diretos e indiretos, a maior parte nas regiões Norte e Nordeste, estima o BNDES.
“A aprovação desse projeto vai melhorar significativamente o escoamento de minérios pelos rios Paraná e Paraguai, além de fortalecer a nossa indústria naval. O mais importante é que com esses recursos aplicados em estaleiros das regiões Norte e Nordeste vamos gerar milhares de oportunidades de empregos e renda e impulsionando o desenvolvimento regional”, diz, em nota, o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho.
A LHG Logística é um dos braços da LHG Mining, que entrou para o portfólio da empresa da família Batista em 2022, quando o conglomerado comprou minas de minério de ferro e manganês da Vale no Mato Grosso do Sul. A transação avaliou os ativos em US$ 1,2 bilhão e representou a estreia do grupo no setor de mineração.
“O Fundo da Marinha Mercante e o BNDES foram fundamentais garantir a competitividade dos estaleiros brasileiros frente a concorrentes estrangeiros que apresentaram um custo inicial até 20% menor”, diz Aguinaldo Filho, presidente da LHG Mining, em nota.
O objetivo do financiamento, segundo a LHG, é ampliar o escoamento da produção feita nas minas de Corumbá (MS) em até 5,9 milhões de toneladas por ano. Os minérios são transportados ao longo de 2,5 mil quilômetros pela hidrovia Paraguai-Paraná, cruzando o país vizinho até chegar ao terminal marítimo de Nueva Palmira, no Uruguai — cerca de 100 quilômetros ao norte da capital argentina, Buenos Aires.
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