Valor Econômico – Hitachi e Nvidia trabalharam juntas para desenvolver um sistema baseado em inteligência artificial (IA) que inspeciona a segurança da infraestrutura ferroviária, disse o grupo industrial japonês na terça-feira. A ideia é tornar o trabalho de manutenção mais eficiente com monitoramento em tempo real.
O novo sistema — batizado de Hyper Mobility Asset Expert (HMAX) — foi revelado na InnoTrans, a maior exposição de tecnologia ferroviária do mundo, que foi aberta em Berlim na terça-feira.
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Dados sobre a condição dos trilhos, cabos de energia aéreos e sinais são coletados de sensores, câmeras e outros equipamentos conectados aos trens, com as informações coletadas analisadas no próprio trem usando chips de inteligência artificial da Nvidia.
Ao processar os dados no trem e enviar apenas informações relevantes para os centros de controle, todo o processo de compreensão e resolução de problemas pode ser acelerado. Um comunicado à imprensa disse que anteriormente poderia levar “até dez dias para que os dados fossem processados em locais de manutenção”.
O sistema HMAX pode obter dados como trilhos e fios aéreos são afetados pelo clima e pela temperatura. Além de detectar descuidos durante inspeções visuais dessa infraestrutura por trabalhadores, ele pode reduzir a frequência de substituições de peças ao determinar com mais precisão quando os itens devem ser trocados.
O HMAX foi introduzido em algumas linhas ferroviárias no Reino Unido e na Itália em caráter experimental.
O sistema também pode detectar alterações no trem e sugerir quando substituir suas peças. Em testes, o número de peças substituídas durante reparos regulares foi reduzido em até 30%, e os custos de manutenção do veículo foram reduzidos em até 15%, disse a empresa.
Um representante da Hitachi afirmou que, ao trabalhar com a Nvidia, a empresa pode melhorar rapidamente o HMAX e responder a solicitações detalhadas.
A indústria ferroviária da Europa está se movendo em direção a um modelo em que empresas privadas operam os trens enquanto empresas públicas gerenciam os trilhos e outras infraestruturas.
Instalar equipamentos de inspeção nos trens de propriedade das empresas operacionais pode reduzir a carga de trabalho para empresas de infraestrutura. A Hitachi atuará como promotora e explorará a criação de um negócio que seja útil para ambos os lados da indústria ferroviária europeia.
A alemã Siemens também fez parceria com a Nvidia para desenvolver um serviço baseado em inteligência artificial que reduz os custos de reparo para veículos ferroviários. Na InnoTrans, a Siemens anunciou uma nova plataforma que pode agilizar operações ferroviárias complexas e acomodar o aumento do número de passageiros.
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