Metrô CPTM – A concessão das linhas de trem metropolitano é um dos principais programas para o transporte sobre trilhos promovidos pela Secretaria de Parcerias em Investimentos. A Linha 14-Ônix deverá entrar no projeto juntamente com a Linha 10-Turquesa.
A construção deste novo ramal ferroviário deverá contemplar, segundo apresentação do governo, 28 novas estações dispostas em 31,7 km de vias entre Bonsucesso (Guarulhos) e Jardim Irene (Santo André).
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
Prospecções apontam também um traçado alternativo para São Bernardo do Campo.
Ao todo deverão ser adquiridos 38 trens novos. Três pátios deverão ser construídos em locais ainda indefinidos.
O ramal deverá ter a maioria de seu traçado em via elevada (56%). O restante do trajeto será em superfície (23%), subterrâneo (20%) e trincheira (1%).
A Linha 14 deverá se integrar com as linhas 3-Vermelha e 15-Prata do metrô, além das linhas 10-Turquesa, 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade da CPTM. Corredores de ônibus também deverão ser integrados ao novo ramal.
A justificativa para a implantação da Linha 14-Ônix é o potencial de transformação urbana, promovendo um novo padrão de uso e ocupação do solo na região leste da RMSP.
Além disso, a ligação perimetral (sem passsar na região central) encurtará o caminho para muitos usuários, além de aliviar ramais de trens mais lotados.
Seja o primeiro a comentar