G1 – A fase de testes da 2ª fase do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), em Santos, no litoral de São Paulo, começará na próxima semana, segundo a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU). O término das obras, no entanto, deve acontecer até o dia 14 de setembro. A operação do modal tem previsão de início em 2025.
Segundo divulgado pela EMTU, a etapa de validação operacional do VLT começará na segunda-feira (9). A partir desta data, será realizada a preparação e homologação de redes aéreas e da via permanente, garantindo que o modal esteja apto para operar em segurança. Os procedimentos necessários para esta validação ocorrerão até o dia 15 de setembro, ao longo dos 8 km da nova linha.
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A partir do dia 16, das 10h às 15h, serão iniciadas as demonstrações de circulação dos VLTs, sem transporte de passageiros. Ainda de acordo com a EMTU, haverá sinalizações indicativas nas vias que compõem o trajeto do VLT, restrições de estacionamento sobre os trilhos — com restrição de carga e descarga — e fechamento dos cruzamentos viários durante a passagem do modal.
Segundo a empresa, os agentes da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) de Santos estão em pontos estratégicos para sinalizar sobre a circulação dos VLTs.
Testes
Nesta primeira etapa, segundo a EMTU, será realizada a validação da rede aérea e os ajustes para garantir que o sistema esteja seguro para ser eletrificado. As equipes também executarão a passagem dos trens, que estarão carregados com materiais para reproduzir o peso dos passageiros, monitorando a medição de ruídos e vibração.
Após esses procedimentos iniciais de preparação, o projeto deverá receber a Licença de Operação provisória pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) para que sejam iniciados os testes definitivos previstos para este semestre.
Obras em andamento
Simultaneamente à preparação do VLT, estão sendo realizados os serviços para implantação da nova linha nos cruzamentos entre a Avenida Conselheiro Nébias e a Rua João Pessoa, e da Avenida São Francisco com a Rua da Constituição.
O local, que está interditado, possui liberação prevista para 14 de setembro, dois dias antes do início da fase de testes com a passagem dos trens. Também ocorrem as obras na Rua Amador Bueno, prorrogadas até segunda-feira (9).
Segundo divulgado pela EMTU, a empresa realiza contatos diários com a comunidade dos trechos em obras, em parceria com a CET e a Álya Construtora (responsável pela obras) para explicar as atividades, divulgar avisos e atender a demanda da população.
Na última semana, a construtora realizou apresentações técnicas e detalhou o passo a passo desta nova fase de ensaios, enfatizando à comunidade a importância de respeitar a sinalização e não estacionar nas vias, permitindo que os trabalhos sigam com fluidez.
Também serão distribuídos milhares de folhetos porta a porta nos imóveis do entorno das regiões impactadas. A EMTU destacou que o diálogo com a população é fundamental para que o projeto evolua e esteja de acordo com as demandas dos moradores e comerciantes. A companhia ainda revelou que condições climáticas poderão ocasionar alteração do prazo das atividades.
Trabalhos finais
Em nota, a EMTU revelou que as obras da nova linha do VLT estão em seus trabalhos finais. Parte das estações receberam identidade visual, mapas indicativos da linha, placas de sinalização interna e itens de mobiliário, como bancos para os passageiros.
Entre as atividades realizadas atualmente, está a regulagem da rede aérea e lançamento de cabos em trechos das ruas Campos Melo, Dr. Cochrane e Amador Bueno. Ainda ocorrem os trabalhos de drenagem e instalação dos trilhos no cruzamento entre a Rua Constituição com a Av. São Francisco e da Rua João Pessoa com a Av. Conselheiro Nébias.
2ª fase do VLT
O segundo trecho do VLT contará com 8 km de percurso e 12 pontos de embarque e desembarque, interligando o ramal Barreiros-Porto ao bairro histórico do Valongo a partir da Estação Conselheiro Nébias.
O trajeto pretende interligar os pontos de interesse público, como o Mercado Municipal, Poupatempo, universidades, áreas comerciais e o Terminal Valongo.
Segundo a EMTU, a estimativa é que o modal atenda cerca de 35 mil passageiros por dia na Baixada Santista. Somando os 11,5 km da primeira fase em operação (Barreiros-Porto) com o segundo trecho (Conselheiro Nebias-Valongo), serão 19,5 km de trajeto.
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