Metrô CPTM – A rede metroviária está em constante expansão. Neste processo de criação de novas linhas alguns projetos podem ficar em segundo plano. Recentemente dois desses projetos ressurgiram em um documento recente do Metrô.
Tratam-se das linhas 21-Grafite e 23-Limão que foram oficialmente incluídas no documento de instrução para projetos de comunicação visual do Metrô de São Paulo.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
O documento atualmente orienta todos os projetos de comunicação do sistema metroferroviário, independentemente de modal e de empresa. Em julho de 2023, o documento passou pela sua quarta atualização.
A Linha 21-Grafite do Metrô faria a ligação entre Pari e Nordestina realizando integrações com as linhas 10-Turquesa, 11-Coral e 19-Celeste na Estação Pari, linhas 12-Safira e 13-Jade na Estação Guaiauna, com a Linha 2-Verde em Penha de França. O trajeto teria 21 km de extensão.
No documento de comunicação visual, a Linha 21-Grafite tem como cor representativa do “Dark Gray” ou Pantone Cool Gray 11C.
A Linha 23-Limão, antiga 23-Magenta, teve seu projeto modificado ao longo do tempo. O trecho originalmente ligaria Dutra até Lapa com integrações nas estações Dutra (linhas 2 e 19), Santana (Linha 1), Casa Verde (Antiga 16-Violeta), Freguesia do Ó (Linha 6) e Lapa (linhas 7, 8, 9 e 20). O trajeto teria ao todo 17 quilômetros.
O atual projeto prevê o início da linha a partir de Tiquatira, atendendo as linhas 2-Verde, 12-Safira e 13-Jade. O restante do traçado atualizado ainda não foi revelado.
No documento de comunicação visual, a Linha 23-Limão é representada pela cor Pantone 375C. O arquivo também apresenta a versão CMYK usada em documentos impressos.
Mais mudanças
Outras alterações também foram percebidas no documento, como a mudança da cor padrão da Linha 22 que teve sua cor modificada do Cobre para o Marrom. A inclusão da cor da Linha 16-Violeta também consta no documento.
Apesar das mudanças serem basicamente protocolares, o surgimento destes dados em um documento específico pode apontar, no mínimo, que tais projetos ainda estão de pé, apesar de não serem prioritários neste momento.
Fonte: https://www.metrocptm.com.br/documento-do-metro-faz-referencia-as-linhas-21-grafite-e-23-limao/
Seja o primeiro a comentar