Governo de SP publica edital de concessão das linhas 11, 12 e 13 de trens

Diário dos Trilhos – O Governo de  São Paulo publicou no Diário Oficial desta terça-feira (3), o aviso de licitação para o processo de concessão das linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade de trens urbanos.

Essas linhas operadas pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) representam o chamado Lote Alto Tietê do plano de concessões da Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI).

O consórcio ou empresa vencedora deverá ser responsável pela operação, manutenção, conservação, implantação de obras civis e sistemas, melhorias, requalificação, adequação, modernização e expansão do sistema nestes três ramais.

O edital estará disponível para os interessados a partir de hoje, 3 de dezembro, permitindo análise das regras e demais informações sobre o processo de concessão.

O leilão teve a antecipação em relação à data divulgada anteriormente para o recebimento das propostas que será em 25 de março, na sede da B3 em São Paulo, às 10h. Já o leilão, acontece três dias depois, em 28 de março no mesmo local às 16h.

Atualmente, as três linhas somam 102 quilômetros de extensão, com 29 estações em operação. Com a concessão haverá a ampliação de 22,6 km; melhoria da rede aérea, via permanente e sinalização; e a implantação de equipamentos e sistemas. A demanda estimada em 2040, segundo os estudos, é de 1,3 milhão passageiros/dia.

Cidades como Poá, Ferraz de Vasconcelos e Suzano, também atendidas e impactadas diretamente pela concessão, não foram atendidas com um destes encontros, restando aos interessados nestes municípios, participar das audiências em outros locais.

A estimativa de investimento no projeto das três linhas é na ordem de R$ 12,5 bilhões e o atendimento a pleitos antigos da população como, por exemplo, a construção da estação César de Souza, em Mogi das Cruzes, e a extensão da Linha 13-Jade até Bonsucesso, em Guarulhos, além da construção de dez novas estações, entre elas, Cézar de Souza em Mogi das Cruzes.

futura operadora deverá contar com uma frota total de 103 trens para atender os três ramais, número superior inclusive ao atual empregado neste trecho, e até o momento conforme os documentos do processo, sem a necessidade inicial da compra de mais trens.

Após este a concessão, restará apenas a Linha 10-Turquesa na administração da CPTM, onde a companhia segundo a gestão de Tarcísio de Freitas, deverá passar a ter um papel de agência reguladora das concessões do transporte ferroviário.

Fonte: https://diariodostrilhos.com/2024/12/03/governo-de-sp-publica-edital-de-concessao-das-linhas-11-12-e-13-de-trens/

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*



0