Diário dos Trilhos – O Governo de São Paulo publicou no Diário Oficial desta terça-feira (3), o aviso de licitação para o processo de concessão das linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade de trens urbanos.
Essas linhas operadas pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) representam o chamado Lote Alto Tietê do plano de concessões da Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI).
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
O consórcio ou empresa vencedora deverá ser responsável pela operação, manutenção, conservação, implantação de obras civis e sistemas, melhorias, requalificação, adequação, modernização e expansão do sistema nestes três ramais.
O edital estará disponível para os interessados a partir de hoje, 3 de dezembro, permitindo análise das regras e demais informações sobre o processo de concessão.
O leilão teve a antecipação em relação à data divulgada anteriormente para o recebimento das propostas que será em 25 de março, na sede da B3 em São Paulo, às 10h. Já o leilão, acontece três dias depois, em 28 de março no mesmo local às 16h.
Atualmente, as três linhas somam 102 quilômetros de extensão, com 29 estações em operação. Com a concessão haverá a ampliação de 22,6 km; melhoria da rede aérea, via permanente e sinalização; e a implantação de equipamentos e sistemas. A demanda estimada em 2040, segundo os estudos, é de 1,3 milhão passageiros/dia.
Cidades como Poá, Ferraz de Vasconcelos e Suzano, também atendidas e impactadas diretamente pela concessão, não foram atendidas com um destes encontros, restando aos interessados nestes municípios, participar das audiências em outros locais.
A estimativa de investimento no projeto das três linhas é na ordem de R$ 12,5 bilhões e o atendimento a pleitos antigos da população como, por exemplo, a construção da estação César de Souza, em Mogi das Cruzes, e a extensão da Linha 13-Jade até Bonsucesso, em Guarulhos, além da construção de dez novas estações, entre elas, Cézar de Souza em Mogi das Cruzes.
A futura operadora deverá contar com uma frota total de 103 trens para atender os três ramais, número superior inclusive ao atual empregado neste trecho, e até o momento conforme os documentos do processo, sem a necessidade inicial da compra de mais trens.
Após este a concessão, restará apenas a Linha 10-Turquesa na administração da CPTM, onde a companhia segundo a gestão de Tarcísio de Freitas, deverá passar a ter um papel de agência reguladora das concessões do transporte ferroviário.
Seja o primeiro a comentar