Metrô CPTM – O governo do estado publicou nesta sexta-feira, 21, um Projeto de Lei que busca autorizar a contratação de empréstimos de até R$ 2,72 bilhões para a extensão da Linha 5-Lilás até o Jardim Ângela.
O PL 125/25 precisa agora da aprovação da Assembléia Legislativa, porém, o governo Tarcísio conta com maioria e deve obter o aval sem dificuldades.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
A maior parte dos recursos será oriundo de um financiamento pela Caixa Econômica Federal (R$ 1,7 bilhão), dentro do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), do governo federal.
Como revelou o MetrôCPTM, a extensão da Linha 5-Lilás, com duas estações (Comendador Sant’anna e Jardim Ângela, será maior do que antes previsto.
Em vez de 4,3 km serão 4,9 km em virtude do fim da parceria da ViaMobilidade com a Prefeitura de São Paulo.
O novo trajeto será feito na maior parte por via subterrânea para evitar grandes desapropriações.
A mudança de projeto também deixou a estação Comendador Sant’anna no nível da superfície enquanto Jardim Ângela será mais profunda. Serão três poços de ventilação em toda a extensão.
O custo antes estimado pelo governo era de R$ 3,4 bilhões, mas a revisão do projeto pode mudar esse valor. O plano é que as obras tenham início no segundo trimestre e a expansão seja concluída em 2029.
Seja o primeiro a comentar