Bonde de Santa Teresa: ramal Paula Mattos volta a circular com passageiros após mais de 13 anos

CBN – Depois de mais de 13 anos de espera, o ramal Paula Mattos do bonde de Santa Teresa voltou a circular com passageiros nesta segunda-feira. Por enquanto, o bonde está operando com um intervalo de 1 hora, das 8h às 17h.

Apesar do longo intervalo entre um bonde e outro, uma nova grade operacional do trecho deve ser divulgada nos próximos dias pela Central Logística, empresa pública que administra o serviço.

Moradores ouvidos pela CBN disseram que alguns problemas ainda precisam ser resolvidos, mas o retorno do bonde já é motivo de comemoração. Pela manhã, foi possível acompanhar o bonde chegando até o Largo das Neves, depois que a linha foi totalmente refeita e os veículos foram trocados por modelos novos.

Além dos moradores, alguns turistas aproveitaram a viagem. Mas quando chegou ao Largo das Neves, o bonde precisou parar por falta de energia elétrica, e alguns passageiros desceram e seguiram a pé.

Outro ponto de reclamação é a dificuldade para embarcar em horários mais movimentados. Mesmo com a gratuidade, quem é cadastrado acaba ficando de fora quando o bonde vem cheio de turistas desde o Largo da Carioca. Com isso, muitos precisam esperar o próximo, que também costuma chegar lotado.

A adaptação dos motoristas de ônibus, carros e caminhões à volta dos bondes também tem sido um desafio. Durante os anos em que o serviço ficou suspenso, veículos passaram a estacionar sobre os trilhos com frequência. Nesta segunda, o bonde precisou esperar que um caminhão de bebidas terminasse uma entrega para conseguir seguir viagem, atrasando o trajeto.

O bonde recebeu um incremento na frota, com veículos novos, mas a Central Logística ainda não informou o número exato de bondes em circulação. A operação segue em fase assistida, com técnicos acompanhando as viagens para realizar ajustes necessários.

Enquanto isso, as obras de revitalização dos Bondes de Santa Teresa continuam em ritmo acelerado. Depois da reinauguração do Ramal Paula Mattos, o foco agora está na reativação do Ramal Silvestre, desativado há quase 20 anos.

A linha, que tem 5 km de extensão e faz a ligação com o Trem do Corcovado, deve ser concluída ainda neste semestre, segundo a Secretaria de Estado de Transporte e Mobilidade Urbana (Setram). Até agora, mais de 730 metros de trilhos novos foram instalados, além de 610 metros concretados e 576 asfaltados.

O projeto de revitalização envolve não só a recuperação dos trilhos, mas também a ampliação da frota e do quadro de funcionários. Desde abril do ano passado, 34 novos profissionais, entre motorneiros, auxiliares e supervisores, foram contratados. A expectativa é adquirir mais seis veículos para aumentar a capacidade de atendimento.

De acordo com a Central Logística, responsável pela operação dos bondes, mais de 40 mil pessoas devem ser beneficiadas quando a integração completa dos ramais estiver funcionando. A ideia é garantir um transporte mais seguro e eficiente tanto para moradores quanto para turistas, valorizando o patrimônio cultural de Santa Teresa.

Em nota à CBN, a Secretaria de Estado de Transporte e Mobilidade Urbana, por meio da Central Logística, informou que a fase da operação assistida do ramal Paula Mattos foi concluída com sucesso, sem registro de novo incidente.

Fonte: https://cbn.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2025/03/10/bondinho-de-santa-teresa-ramal-paula-mattos-volta-a-circular-com-passageiros-apos-mais-de-13-anos.ghtml

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*