Diário do Comércio – A concessão do metrô de Belo Horizonte completa dois anos, neste mês, com a entrega de dez estações modernizadas e nove em reforma, além da construção da estação Novo Eldorado, a 20ª estação da Linha 1 (Laranja), com mais 1,6km de via. As obras em andamento têm conclusão prevista para o próximo aniversário da concessão, em março de 2026.
Foram modernizadas as estações:
- Eldorado
- Cidade Industrial
- Gameleira
- Calafate
- Carlos Prates
- Lagoinha
- Santa Efigênia
- Vilarinho
O presidente da concessionária Metrô BH, Cláudio Andrade, esteve nesta segunda-feira (24) em BH para a entrega das estações modernizadas. “Além de conectar pessoas aos seus destinos, vamos além. O Metrô BH acolhe os clientes em suas estações e trens, que são parte fundamental da experiência de mobilidade urbana da RMBH”, afirmou.
Já foram adquiridos, com o apoio do Governo de Minas, 24 novos trens que devem chegar a BH no próximo ano, uma antecipação à previsão inicial de 2028. As composições estão na linha de fabricação da empresa chinesa Changchun Railway Vehicles, subsidiária da CRRC Corporation Limited, a maior fabricante de trens do mundo. Os novos trens serão equipados com o sistema de Operação Automática do Trem (ATO, na sigla em inglês), que garante uma operação mais suave, econômica e segura.
As obras da Linha 2, uma espera de mais de 20 anos, já começaram e até 2028 o metrô chegará ao Barreiro. Com 10,5 km de extensão e sete novas estações, a Linha 2 iniciará na Estação Nova Suíça, passando por locais estratégicos como Amazonas, Nova Gameleira, Nova Cintra, Vista Alegre e Ferrugem. Quando pronta, a Linha 2 vai impactar positivamente a mobilidade urbana de cerca de 90 bairros próximos ao metrô da Região Metropolitana de Belo Horizonte.
De acordo com os estudos de demanda realizados no processo de concessão, só a Linha 2 tem projeção futura de transportar até 50 mil passageiros por dia. A partir da conclusão da nova linha, a expectativa é que o Metrô BH passe a transportar uma média de 213 mil clientes, na linha 1 e 2 juntas.
Histórico da concessão do Metrô de BH
Há dois anos, em março de 2023, o sistema de transporte coletivo sobre trilhos da Região Metropolitana de Belo Horizonte foi concedido à iniciativa privada por 30 anos. O Metrô BH, empresa do Grupo Comporte, é a concessionária responsável pela modernização e expansão da Linha 1, além da implantação da Linha 2 do sistema de transporte sobre trilhos da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Para viabilizar essas melhorias, está previsto um investimento de R$ 3,9 bilhões.
O Grupo Comporte iniciou as atividades há 70 anos, em Patrocínio, no Triângulo Mineiro. A Empresa atua no segmento de serviços rodoviário e urbano, com veículos leves sobre trilhos (VLT), além do transporte de cargas e encomendas, e possui uma das maiores frotas destinadas ao transporte de passageiros do Brasil. O Grupo atende a aproximadamente um milhão de pessoas por dia nos modais de transporte sob sua gestão.
Seja o primeiro a comentar