Diário do Rio – Um trem antigo pegou fogo na tarde desta quarta-feira (02/06) em um pátio ferroviário da estação de Japeri, na Baixada Fluminense. A composição fazia parte de um grupo de 79 trens obsoletos e considerados inservíveis, estacionados no local — conhecido pelos moradores da região como um verdadeiro “cemitério de trens”.
As chamas atingiram um dos vagões da frota desativada. Imagens que circulam nas redes sociais mostram o veículo tomado pelo fogo. O Corpo de Bombeiros de Paracambi foi acionado e controlou o incêndio. Ninguém ficou ferido e a operação do ramal Japeri não foi afetada.
A SuperVia informou, em nota, que apura se um ato de vandalismo provocou o princípio de incêndio. O trem afetado, segundo a empresa, está em processo de desvinculação e posterior devolução ao poder concedente.
“A composição afetada está em processo de desvinculação e posterior devolução para o poder concedente. A concessionária acionou o Corpo de Bombeiros, que já controlou a ocorrência. Não há relatos de feridos. A operação dos trens não foi afetada, seguindo normalmente”, diz o comunicado enviado ao jornal O Globo.
Uma reportagem publicada recentemente pelo jornal revelou que o pátio abriga dezenas de trens das séries 500, 700 e 900, fabricados entre as décadas de 1970 e 1980. Muitos deles estão com peças removidas, como cabos de alta e baixa tensão, sistemas de freio, componentes elétricos e portas.
A presença dos vagões abandonados também preocupa quem vive nos arredores. Muitos estão abertos, sem portas, e acumulam sinais de uso por usuários de drogas. Em um deles, foram encontrados utensílios usados para consumo de crack.
A previsão é de que os 79 trens sejam oficialmente retirados da lista de bens da SuperVia e leiloados em breve.
Seja o primeiro a comentar