Metrô CPTM – A TIC Trens adotará modelos de trens chineses para uso no atendimento aos dois novos serviços previstos para implantação no contrato do TIC Eixo Norte.
A opção era esperada já que uma das sócias da concessionária é a CRRC, maior fabricante de material rodante da China.
Segundo informações do presidente da concessionária, Pedro Moro, ao MetrôCPTM, já existe uma definição quase por completo de qual trem será empregado no TIM (Trem InterMetropolitano), serviço parador entre as cidades de Jundiaí e Campinas.
No TIM, o trem escolhido será uma plataforma parecida com o modelo Série 2500 da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) que opera o serviço Expresso Aeroporto e a Linha 13-Jade.
Entretanto, as sete novas composições devem vir com algumas atualizações, inclusive pequenas diferenças no seu layout externo e interno, como ausência de bagageiros.
Já para o Trem Intercidades, o último dos três serviços do TIC Eixo Norte a entrar em operação, somente em 2031, a questão está na fase inicial.
Pedro Moro destacou que há menos de 20 dias esteve na Ásia conhecendo a linha de produção, mas em razão do tempo distante para a entrega do TIC Campinas, o modelo e suas configurações seguem indefinidas.
”O Tim não deve ter muita diferença do que é o 2500 com a questão, talvez, do bagageiro [item a ser removido], mas o layout dele não é diferente do que está lá [na Linha 13] e do que a própria CRRC vem fazendo”, explicou o executivo.
“Eu estive agora 15, 20 dias atrás na fábrica da Sifang. E o TIC (Trem Intercidades) ainda tem muita definição, saber quais são os requisitos técnicos que ele precisa atender, a quantidade de passageiros, a gente precisa atender, mas ainda tem um chão maior ainda do que o TIM [maior tempo para definir o projeto do novo trem]”, completou Moro.
Onde os trens serão produzidos?
Quanto ao processo produtivo, a possibilidade maior é que os trens do TIC Campinas e do TIM sejam fabricados na China e transportados via navio para o Brasil, pois a conversão de uma fábrica para atender uma demanda pequena é algo mais difícil de ser viável para a fabricante.
Atualmente, a CRRC possui no Brasil o contrato para a produção de 44 novos trens do Metrô da capital paulista, que tem mais chance de ser produzida no interior de São Paulo.
Seja o primeiro a comentar