33ª Edição · Prêmio Revista Ferroviária
Vote no Prêmio RF 2026!
Faça parte do Colégio Eleitoral
Clique e Cadastre-se
revistaferroviaria.com.br

Prefeitura de SP estuda VLT na Faria Lima com verba de Operação Urbana; veja o que se sabe

Estadão – Com o avanço do projeto de implementação de Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) no centro de São Paulo, a Prefeitura também discute criar linhas em mais áreas da cidade. Um dos principais locais em estudo é a região da Avenida Brigadeiro Faria Lima, que vai receber recursos bilionários com os últimos leilões da operação urbana referente à região.

Parte dos recursos do leilão deverá ser destinado para obras de mobilidade. Uma das intervenções obrigatórias, por exemplo, é criar uma hidrovia no Rio Pinheiros, com 4 quilômetros de extensão.

Com estimativa inicial de movimentar R$ 2,8 bilhões, o leilão de títulos imobiliários para obras (Cepacs) arrecadou R$ 1,668 bilhão. A oferta foi antecedida por questionamentos na Justiça e pelo Tribunal de Contas do Município (TCM), o que aumenta a percepção de insegurança jurídica entre investidores.

As notícias estão em todo lugar. Reportagens e entrevistas exclusivas sobre o setor ferroviário, só na RF — desde 1940.

Por R$ 8,42/mês — parcele em 12x sem juros.

Assinar agora

Foram vendidos, no total, 94,8 mil títulos no leilão – 57,6% da oferta inicial, o que pode impactar o programa de investimentos.

“A gente está estudando ter um VLT na Faria Lima, sempre pensando nesses desafios de mudanças climáticas. Estamos verificando a possibilidade de reproduzir”, antecipou a secretária municipal de Urbanismo e Licenciamento, Bete Françaao Estadão.

Bete França destaca que o veículo leve sobre trilhos se trata de ideia inicial, cujo desenvolvimento ainda será analisado. “Com o avanço do VLT do centro, estamos estudando para outros lugares, por ser uma novidade. Mas, principalmente, no que traz de bom na questão da proteção do ar e tudo mais. É um spoiler, a gente está estudando.”

Alternativa semelhante foi cogitada pelo Governo do Estado em 2006, porém como parte de uma rede de nove linhas de “corredores urbanísticos de transporte”, de VLT e/ou Veículo Leve Sobre Pneus (VLP).

Um desses corredores seria o “Vila Leopoldina – Brooklin”, que ligaria as zonas oeste e sul, passando pelas Avenidas Faria Lima, Engenheiro Luís Carlos Berrini e Pedroso de Morais.

O projeto de VLT de implementação de duas linhas no centro está em fase de estudos. Hoje, no Estado, esse modo de transporte está em funcionamento na Baixada Santista, ligando Santos a São Vicente. Experiências do tipo se tornaram referência em cidades sul-americanas nos últimos anos, como no Rio de Janeiro e em Medellín, na Colômbia.

Esse meio de transporte geralmente é elétrico ou a hidrogênio. Por isso, tem ganhado espaço como alternativa mais sustentável. Em geral, trafega a uma velocidade média de quase de 20 km/h.

Faria Lima tem outros projetos de transporte coletivo

As limitações atuais do transporte coletivo em operação são frequentemente apontadas em relação à região da Faria Lima. Hoje, a principal estação de metrô da avenida (a Faria Lima, da Linha 4-Amarela) fica a quase 3 km de parte dos principais endereços da avenida, como o complexo B32 (do “Prédio da Baleia”) e o Edifício Pátio Victor Malzoni (popularmente conhecido como “Prédio do Google”).

A outra opção sobre trilhos hoje é a Estação Cidade Jardim, da Linha 9-Esmeralda da CPTM. Há, porém, estudos para criar a Linha 20-Rosa, de metrô na região, que pode se estender do distrito Lapa, na zona oeste, até Santo André e São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, com 33 km de extensão ao todo.

A contratação do projeto básico foi autorizada em fevereiro, com prazo de 20 meses para detalhamento de estudos. O planejamento inicial do Estado prevê a criação das estações Tabapuã, Jesuíno Cardoso e Hélio Pellegrino na região da Faria Lima. A licença ambiental prévia foi obtida em setembro, conforme o governo estadual.

Além disso, há a previsão de que a futura Linha 22-Marrom, de metrô, passe pela atual Estação Faria Lima, também ligando o entorno da Lapa com Santo André, com 30 km de extensão. Essa expansão está em fase de estudos.

Com trânsito lento e engarrafamento em diversas horas do dia, a Faria Lima também chama a atenção nos últimos anos pelo uso crescente de mobilidade ativa, especialmente bicicletas e patinetes. A ciclovia da avenida chega a registrar filas e até “congestionamentos” em determinados horários.

Como está o projeto de VLT para o centro de São Paulo?

A Prefeitura de São Paulo pretende implementar duas linhas de VLT na região central, cujo projeto foi batizado de “Bonde São Paulo”. A estimativa é de que atenda mais de 130 mil passageiros por dia ao longo de 12 km de extensão.

Neste momento, a SP Urbanismo (autarquia municipal) está em fase de desenvolvimento de estudos urbanísticos. Há ainda uma avaliação municipal a partir de um Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) recebido pelo Município em fevereiro, que poderá subsidiar ou não uma futura licitação.

Nesse caso, a iniciativa é associada a uma proposta de transformação urbanística, como ocorreu no Rio. “Será um indutor de requalificação urbana, tornando o centro ainda mais atrativo para moradores, trabalhadores, turistas e atividades econômicas”, diz comunicado da Prefeitura.

Fonte: https://www.estadao.com.br/sao-paulo/prefeitura-de-sp-estuda-vlt-na-faria-lima-com-verba-de-operacao-urbana-veja-o-que-se-sabe/

VÁ ALÉM DA MANCHETE

O setor ferroviário é complexo e as notícias do dia a dia são apenas a ponta do iceberg. Para entender o cenário completo, é preciso de contexto e a visão de quem cobre o setor desde 1940.

A cada edição, a Revista Ferroviária traz reportagens aprofundadas, estudos de mercado e entrevistas exclusivas sobre os temas que realmente importam: de novos VLTs e projetos privados a desafios de manutenção, o futuro da tecnologia e muito mais.

ASSINE E RECEBA A ANÁLISE QUE O MERCADO LÊ »

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*