A Siemens Mobility realizou nesta semana, em Cingapura, a primeira demonstração ao vivo do mundo do sistema Signaling X em operação real de metrô, no Singapore Rail Test Centre (SRTC). O evento reuniu operadores de transporte de massa e jornalistas de diversos países para apresentar a solução, que representa um avanço na aplicação da tecnologia Communications-Based Train Control (CBTC) — sistema de controle de trens baseado em comunicação, considerado o mais moderno do setor metroviário.
O Signaling X leva o CBTC para uma infraestrutura centralizada e preparada para a nuvem, operando em um centro de dados de sinalização. Com base na plataforma Distributed Smart Safe System (DS3) da Siemens Mobility, o sistema executa funções críticas de segurança em hardware comercial disponível no mercado (COTS), permitindo que mais trens operem em intervalos menores, de forma segura e eficiente.
Segundo a empresa, a solução pode proporcionar até 20% mais eficiência operacional e 30% de economia de energia, reduzindo o tempo de espera entre trens e promovendo uma mobilidade mais sustentável.
“Hoje marca um marco na transformação digital do transporte de massa ao apresentarmos o Signaling X em um ambiente real de metrô aqui em Cingapura”, afirmou Marc Ludwig, CEO de Infraestrutura Ferroviária da Siemens Mobility. “O Signaling X reúne vários sistemas de sinalização em uma única plataforma, expandindo capacidades por meio de interfaces abertas. Nossa solução inovadora já demonstrou sua confiabilidade em aplicações de linhas principais, como uma plataforma comprovada globalmente com um histórico sólido. Hoje é a primeira exibição ao vivo em um ambiente de testes de CBTC para transporte de massa, e somos gratos à MSI Global por se unir a nós para apresentar o Signaling X.”

Plataforma preparada para a nuvem
O Signaling X foi projetado para integrar sistemas de sinalização, enclaves (interlockings) e controle operacional em um ambiente centralizado e virtualizado, permitindo a execução de funções críticas e não críticas no mesmo tipo de hardware COTS. Além da lógica de enclaves, o sistema abrange gestão de horários e otimização de tráfego, utilizando APIs padronizadas para garantir interoperabilidade e eficiência.

A tecnologia é baseada no DS3, lançado pela Siemens em 2020, que possibilita que aplicações críticas para segurança operem em uma rede escalável, redundante e cibersegura. Esse ambiente garante maior eficiência operacional, redução de intervalos entre trens e economia de energia, além de preparar o setor ferroviário para um ecossistema mais flexível e digitalizado.
Após ter sido lançada na InnoTrans 2024 e testada com sucesso em linhas ferroviárias principais, a Siemens confirma que o Signaling X está pronto para aplicação em sistemas de transporte de massa, consolidando um novo padrão para a sinalização digital no transporte urbano.

A Revista Ferroviária foi representada no evento pelo Diretor Executivo Claudinei Carvalho, reforçando sua presença internacional junto às principais inovações do setor.
Veículos de imprensa especializados de todo o mundo participaram desse marco histórico para o futuro da sinalização ferroviária.
Seja o primeiro a comentar