Valor Econômico – O governo de Pernambuco e a União iniciaram nesta semana as discussões para concessão do Metrô do Recife, com previsão de um aporte federal de R$ 4 bilhões e de R$ 4 bilhões de investimentos privados, afirmou a governadora do Estado, Raquel Lyra (PSD), nesta quinta-feira (11), após o leilão de saneamento realizado pela gestão, em São Paulo.
A rede em estudo tem 72 km de trens e metrô, disse ela. “Estive com o presidente Lula, o ministro da Casa Civil, o ministro Jader [Filho, das Cidades], para desenhar os próximos passos para que a concessão possa ser feita, estadualizado, após a concessão, o contrato do metrô e a gestão do metrô do Recife, que é hoje da CBTU [Companhia Brasileira de Trens Urbanos], mas que passará a ser do governo de Pernambuco”, disse ela.
“As consultas públicas, audiências, serão feitas a partir do ano que vem e haverá, antes disso, o investimento do governo federal para permitir um suporte ao transporte público em Pernambuco, enquanto o caos do metrô vai se estruturando para ser resolvido definitivamente, com a compra de ônibus elétricos, com a reforma de estações, com a troca de vagões, até que finalmente a gente possa ter o processo de concessão e aí os investimentos mais robustos.”
As notícias estão em todo lugar. Reportagens e entrevistas exclusivas sobre o setor ferroviário, só na RF — desde 1940.
Por R$ 8,42/mês — parcele em 12x sem juros.
A previsão é que o projeto fique para 2027, disse.
VÁ ALÉM DA MANCHETE
O setor ferroviário é complexo e as notícias do dia a dia são apenas a ponta do iceberg. Para entender o cenário completo, é preciso de contexto e a visão de quem cobre o setor desde 1940.
A cada edição, a Revista Ferroviária traz reportagens aprofundadas, estudos de mercado e entrevistas exclusivas sobre os temas que realmente importam: de novos VLTs e projetos privados a desafios de manutenção, o futuro da tecnologia e muito mais.
Seja o primeiro a comentar