Rota com mais de 2,7 mil km, em parceria com Rumo e VLI, liga o Sudeste ao Norte e Nordeste do país, focando no transporte de bens de consumo e industrializados. Trata-se de um marco estratégico para a logística nacional: a ativação da maior rota ferroviária em operação no país, conectando o estado de São Paulo (terminal de Sumaré) ao Maranhão (terminal de Davinópolis) pela Ferrovia Norte-Sul.
A operação, realizada em contêineres e fruto da parceria com as concessionárias, fortalece significativamente as rotas domésticas e o transporte de carga industrializada no Brasil.
A nova rota multimodal tem como destaque o mercado interno, replicando a operação já consolidada no fluxo São Paulo – Mato Grosso, pelo terminal da empresa em Rondonópolis.
O fluxo de subida, de Sumaré para Davinópolis, visa atender clientes de grande porte com produtos essenciais como materiais de higiene e limpeza, materiais de construção, defensivos, fertilizantes, nutrição animal, alimentos, bebidas e papel, abastecendo a população e os produtores da região. No fluxo inverso, o transporte é de bens industriais.
É uma boa ideia, pois assim os fretes poderão reduzir e a garantia de alimentos na mesa baratos.
A ferrovia norte sul deve receber os necessários investimentos para sua total conclusão de Vila do Conde no Pará até Rio Grande no Rio Grande do Sul. Ela funcionara como ligação entre varias ferrovias em todas as regioes do Brail:transnordestina,FIOL,FICO,outras ferrovias ligando a portos do Oceano Atlântico como os portos de:Vitoria, Açu, Rio de Janeiro, Santos, Paranagua, Navega tes, Rio Grande, a portentosa biooceanica. Portanto, em minha visão de cidadão brasileiro e como geógrafo acredito que se deva apostar, se não todas as fichas,mas uma grande quantidade delas, nesta fundamental ferrovia por seu valor na economia das regiões brasileiras, na integracao regional, na geopolítica da América do Sul,etc.
Bom ter o modal ferroviário, se complementando e complementando os demais modais… Logística integrada ..Pra frente Brasil…!!!
Como faço para fazer parte desse time de manutenção de locomotivas trabalhei por 20 Anos na ALL Logística e depois na MRS Logística atendimento externo de locomotivas com experiência em descarrilhamento e SOS DE VAGIES E LOCOMOTIVAS
Top 10 transportes ferroviários é o que há de melhor em todo mundo 🌎 com o devido respeito aos demais meios de transporte.
Seria maravilhoso se essa notícia de integração dos estados do Brasil, serem interligados por trens de passageiros. Haja vista, que, o trem da Vale que liga Vitória/Minas é um sucesso. E em tempos não tão distante , havia o Expresso Vera Cruz, ou Trem de Prata, que ligava Belo Horizonte ao Rio de Janeiro. Este último, era um trem noturno, que dispensava comentários, por ter cabines leito, sofá cama, e muito luxo…. vamos em frente Brasil, que atrás vem gente….
Seria muito bom se o transporte ferroviário de passageiros voltassem com mais intensidade, pois o nosso país precisa de mais integrações entre regiões e diminuísse o fluxo nas rodovias federais e estaduais, trazendo assim mais segurança para o povo brasileiro.
Sou um árduo defensor do modal ferroviário não só o transportando cargas, como também transportando passageiros de longas distância. O sucesso do famoso trem de passageiros da Vale ligando Vitória-ES a Belo Horizonte-MG é um exemplo clássico que o transporte ferroviário de passageiros em longa distância é viável. O Brasil tem condições de ter trens de passageiros ligando Fortaleza-CE, passando por Recife, Salvador, Belo Horizonte-MG, São Paulo, Curitiba, Florianópolis até Porto Alegre-RS e também do Rio, Belo Horizonte-MG, Brasília, Goiânia e Cuiabá. E outro ramal do Rio até Fortaleza passando por Vitória-ES, Salvador, Aracaju, Maceió, Recife, João Pessoa, Natal e Fortaleza. O Brasil por ser um país de dimensão continental tem que ser cortado por ferrovias de norte a sul e de leste a oeste.
Bom seria se voltaçe em todo Brasil as de trem passageiros como nós anos setenta e também os cargueiro não teriam tanto veículos nas rodovias brasileiras o trem da Vale que hoje fazem BH a vitória Espírito Santo quem ja viajou sabe a comodidade e a segurança que tem
Ótimo precisamos diversificar as cargas na ferrovia muito bom
Aos poucos vamos tirando os caminhões das estradas e deixando o trânsito mais seguro e facilitando o turismo rodoviário.
Falta implantar os trens de alta velocidade para integrar o Brasil e deixar de depender de aviões caríssimos.
Q Maravilha isso,ao contrário da região Sul q vergonha nacional.
Ótima notícia.O Brasil precisa cada vez mais utilizar suas ferrovias
Seria interessante ligar essa Norte-Sul a com a Transnordestina até o Porto de Suape, haja vista o aprofundamento do calado deste porto para operar navios da categoria Suezmax e ser mais dinâmico.
É uma pena, o sistema ferroviário brasileiro, não ser mais nacionalmente integrado (fragmentado), com sistemas ferroviários isolados, depois da Privatização ferroviária, perdendo com isso, o mercado de variado variados produtos, antes transportados pela RFFSA.
Boa noticia.
Essa notícia é formidável, pois mostra o incremento da movimentação de carga por ferrovia destinada à integração dos mercados internos, e não para exportação.
É disso que o Brasil precisa, parceria e integração para ligar suas diferentes e longínquas regiões com frete mais barato, seguro e eficiente. Pra cima 👏👏👏