33ª Edição · Prêmio Revista Ferroviária
Vote no Prêmio RF 2026!
Faça parte do Colégio Eleitoral
Clique e Cadastre-se
revistaferroviaria.com.br

Metrô de SP expandiu receitas não tarifárias em 2025, mas ainda busca zerar déficit

Metrô CPTM – O Metrô de São Paulo encerrou 2025 com avanço nas receitas não tarifárias e maior diversificação de arrecadação, mas ainda enfrenta um desafio central para seu equilíbrio financeiro: a demanda de passageiros segue abaixo dos níveis registrados antes da pandemia, o que limita o crescimento da principal fonte de receita da companhia.

Segundo o Relatório Integrado 2025, o Metrô arrecadou R$ 252 milhões com receitas não tarifárias no ano passado, acima da meta estipulada de R$ 211,5 milhões. A cifra inclui exploração comercial de espaços, publicidade, empreendimentos associados e outras fontes alternativas de receita.

O valor ainda representa uma fatia relativamente pequena diante da receita tarifária, que somou R$ 1,968 bilhão em 2025. No total, a receita operacional líquida da companhia foi de R$ 2,761 bilhões.

As notícias estão em todo lugar. Reportagens e entrevistas exclusivas sobre o setor ferroviário, só na RF — desde 1940.

Por R$ 8,42/mês — parcele em 12x sem juros.

Assinar agora

Embora tenha registrado taxa de cobertura de 100,35% — indicador que mostra que a arrecadação operacional foi suficiente para cobrir os custos operacionais diretos — o Metrô ainda fechou o ano com EBITDA ajustado negativo em 9,28%.

O dado ajuda a explicar por que a estatal tem buscado ampliar fontes complementares de arrecadação em meio a mudanças estruturais na mobilidade urbana desde 2020.

O principal obstáculo continua sendo a recuperação da demanda.

O Metrô transportou 892,7 milhões de passageiros em 2025, alta discreta de 0,3% sobre 2024. Em dias úteis, a média foi de 2,96 milhões de passageiros por dia, crescimento de 0,8%.

Apesar disso, o volume ainda representa apenas 80,4% da demanda registrada em 2019, antes da pandemia de Covid-19 alterar padrões de deslocamento, impulsionar o trabalho remoto e reduzir viagens pendulares em parte do mercado de escritórios.

Nos fins de semana, a recuperação está um pouco mais avançada: a demanda atingiu 84,4% dos níveis pré-pandemia aos sábados e 85,3% aos domingos.

Entre os ramais operados pela companhia, a Linha 15-Prata registrou o maior crescimento proporcional em 2025, com alta de 8,6% na demanda média em dias úteis.

Fonte: https://www.metrocptm.com.br/metro-de-sp-expandiu-receitas-nao-tarifarias-em-2025-mas-ainda-busca-zerar-deficit/

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*