Valor Econômico – Os governos estaduais de São Paulo, Rio Grande do Sul e Santa Catarina e a Prefeitura do Rio de Janeiro destacaram o potencial de investimentos para a iniciativa privada, sobretudo na área de infraestrutura, durante a 3ª edição do “Summit Valor Brazil-USA”, na quarta-feira (13).
O secretário estadual de Desenvolvimento Econômico de São Paulo, Jorge Lima, afirmou que o Estado tem movimentado mais de R$ 850 bilhões em investimentos. No evento, Lima ressaltou a importância das obras de infraestrutura em São Paulo e disse que a falta de investimentos no setor é um dos principais problemas do país. “Não conheço nenhum país do mundo que se desenvolveu sem educação, desenvolvimento econômico-social e infraestrutura. O grande problema do Brasil e dos outros Estados é a infraestrutura.”
O secretário afirmou que os investimentos nessa área são de longo prazo e disse que a atual gestão, do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), não conseguirá entregar grandes bandeiras da gestão, como os trens intercidades. No entanto, ressaltou que é preciso investir. “Metade do que estamos fazendo nós não vamos inaugurar. Os trens intercidades nenhum [será entregue] – São Paulo-Campinas, São Paulo-Sorocaba, São Paulo-São José dos Campos, São Paulo-Baixada Santista. Nenhum [será entregue]”, disse.
As notícias estão em todo lugar. Reportagens e entrevistas exclusivas sobre o setor ferroviário, só na RF — desde 1940.
Por R$ 8,42/mês — parcele em 12x sem juros.
O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSD), afirmou que o Estado tem uma carteira de R$ 20 bilhões em projetos de concessões e parcerias público -privadas que vão a leilão neste ano. Leite disse que o Estado tem dois projetos de concessão rodoviária previstos para este ano. O primeiro leilão será realizado em junho. O governador afirmou que pretende realizar até o fim de junho a concessão da infraestrutura escolar de 98 unidades estaduais, em parceria público-privada.
Segundo Leite, sua gestão mapeou 120 projetos nas áreas de turismo, inovação e transição energética, que somam R$ 70 bilhões em potencial investimento privado e R$ 20 bilhões em concessões. “O governo se ajusta, promove melhor ambiente, consegue qualificar serviços públicos e lidera o portfólio de investimentos privados pelas PPPs e concessões”, disse.
Representante do governo de Santa Catarina, o secretário-executivo de articulação internacional, Paulo Bornhausen, afirmou que o governo trabalha para superar gargalos na área de infraestrutura por meio de investimentos estrangeiros e nacionais. Segundo ele, o setor representa um “desafio de geração de oportunidade”.
Bornhausen ressaltou que Santa Catarina oferece segurança para a população e para os investidores, “o que faz toda a diferença”. O secretário comparou o Estado a Singapura, destacando o desenvolvimento econômico, em logística e inovação. “Somos premium em ‘deep tech’ e em codorna – metáfora para cloud, data e InteligênciaArtificial. Somos premium em transformar recursos em riqueza. E nossa maior riqueza são as pessoas e o DNA empreendedor”, afirmou.
A cidade do Rio de Janeiro foi destacada como “a maior oportunidade de investimento no Brasil” pelo secretário municipal de desenvolvimento econômico, Osmar Carneiro Guimarães de Lima. “Inteligência, plano, visão de futuro é o que a gente tem e vai continuar implementando. O Rio de Janeiro hoje, com certeza absoluta, é a maior oportunidade de investimento no Brasil. A gente tem um plano, força política e vamos consolidar esse movimento”, disse.
O secretário ressaltou que, além de projetos para área de data centers e a revitalização do centro histórico, a prefeitura está focada em soluções para a segurança pública, que é hoje a questão mais importante para a cidade.
Seja o primeiro a comentar