Em entrevista a rádio Jovem Pan, o Secretário de Transportes
Metropolitanos, Clodoaldo Pelissioni, disse que a instalação do CBTC (por sua
sigla do inglês Communications-Based Train Control), em português sistema de
Controle de Trens Baseado em Comunicação, deve ter a instalação concluída na
Linha 1-Azul [Tucuruvi-Jabaquara] em 2019, e na Linha 3-Vermelha [
Palmeiras-Barra Funda e Corinthians-Itaquera] em 2020.
Atualmente o sistema que controla os trens é usado na Linha
2-Verde, além das Linhas 4-Amarela, 5-Lilás e 15-Prata. A tecnologia foi
contratada em 2008 por R$ 780 milhões, e deveria ser implantada nas três linhas
em 2011. Em 2015, o Governo Estadual chegou afirmar que estudava reincidir o
contrato, e que havia aberto um procedimento arbitral internacional para tratar
das divergências e prejuízos sofridos pelo Estado de São Paulo e por sua
população em consequência do atraso na implantação do sistema.
Já a Alstom, por sua vez, afirmou que o Metrô não finalizou
obras físicas nas três linhas para que o sistema fosse implantado, e que a
companhia queria um produto muito mais sofisticado do que estava previsto no
contrato.
Como funciona o CBTC?
O sistema dá a possibilidade de uma comunicação digital
bilateral entre as composições e a infraestrutura de linha. As informações são
transmitidas em tempo real à central de controle e a cada trem. No sistema
atual, a movimentações das composições é feita através de blocos. No CBTC, este
movimento será feito virtualmente ou por meio de comunicação via frequência de rádio.
O novo sistema além de aumentar a capacidade de transporte da linha, reforça a
segurança.
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