As 400 casas lotéricas da cidade passarão a vender ingressos para acesso ao Cristo Redentor pelo trem do Corcovado a partir de 17 de junho. Em julho, os bilhetes também serão vendidos nas 500 agências dos Correios do município. Outro meio a ser usado para facilitar a vida de turistas e visitantes será a venda dos tíquetes num quiosque da Riotur a ser instalado, no próximo dia 10, na Avenida Atlântica, em frente ao Hotel Copacabana Palace.
As medidas foram anunciadas nesta segunda-feira pelo presidente do Trem do Corcovado, Sávio Neves, como forma de facilitar o trânsito de turistas em direção ao Cristo Redentor. A prefeitura, por sua vez, informou que, nos fins de semana e em dias de grande movimento, agentes da Riotur ficarão auxiliando os turistas a embarcar, tanto no largo como no Cosme Velho.
A medida foi divulgada após reunião de emergência para propor melhorias que evitem o caos enfrentado por turistas no sábado, quando o tempo mínimo de espera para subir até o Cristo, embarcando numa van no Largo do Machado, foi de duas horas. A falta de informação e planejamento provocou imensas filas e reclamações de vários turistas. Além da espera longa, a desorganização também foi alvo de críticas dos turistas. A mineira Tamiris da Silva Souza, de 20 anos, com a filha de um ano no colo, teve de esperar 30 minutos em pé para conseguir comprar o ingresso, mesmo estando na fila preferencial. Motivo: guias de agências de viagem também têm preferência.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
Turistas saberão tempo de espera
Durante a reunião, que teve a presença do secretário municipal de Governo, Rodrigo Bethlem, de representantes das secretarias de Turismo, Ordem Pública e Transportes, ficou decidido que painéis eletrônicos serão colocados na subida do Cosme Velho e no Largo do Machado para informar sobre o número de ingressos disponíveis.
Além disso, de acordo com a Secretaria de Governo, no Largo do Machado os turistas poderão saber o tempo de espera para embarcar nas vans que levam até o Corcovado. E, para melhorar a divulgação dos serviços, toda a frota de táxi terá um informativo com as novas formas de chegada ao monumento. Após a reunião, a prefeitura reiterou que, no posto do Largo do Machado, só é permitida a venda do serviço completo, que inclui a ida direta do Largo do Machado ao monumento.
Sávio Neves, do Trem do Corcovado, informou ainda a realização de uma campanha publicitária que usará outdoors para estimular os turistas que virão ao Rio para a Copa das Confederações e para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) a comprarem ingressos pela internet, ressaltando o conforto e a segurança nesse tipo de compra.
— E, se mesmo assim, algum turista desavisado surgir na estação para comprar ingressos, teremos um quiosque com monitores que os ajudarão a comprar lá mesmo seu ingresso através da internet — explicou Neves.
Na reunião de integrantes da prefeitura ficou decidido que o site www.paineirascorcovado.com.br, usado para a venda de bilhetes para ir ao Cristo por van, deverá disponibilizar o serviço em inglês e espanhol, e não somente em português, como é feito hoje. O site de venda www.corcovado.com.br já oferece o serviço nessas línguas.
Seja o primeiro a comentar