A Usiminas anunciou nesta terça-feira (17/01) a aprovação de Julián Eguren como novo diretor-presidente da empresa. Ele assume no lugar de Wilson Brumer, que estava no cargo desde 2010.
Eguren tem 48 anos e há 25 anos trabalha no grupo Techint, onde desempenhou diversas funções no México, Venezuela e Argentina. O executivo é formado em administração de empresas, com mestrado em direção de empresas pelo Massachussets Institute of Tecnology – MIT, nos EUA.
Ele iniciou sua carreira no grupo como trainee, na Argentina. Em 1998, mudou-se para Venezuela para assumir a presidência da Sidor, maior siderúrgica latinoamericana – neste período trabalhou com a Usiminas. Dez anos depois, assumiu a presidência da Ternium para o México e América Central. A empresa produz processos integrados para a fabricação do aço e derivados desde minas próprias até centros de serviços para o setor industrial. Eguren também foi diretor do ILAFA ( atual Alacero – Associação Latino-Americana de Aço) e presidente da Junta Diretiva Tenigal, empresa que surgiu da parceria entre a Ternium e a Nippon Steel.
“Iremos trabalhar em equipe na melhoria da eficiência operacional, oportunidades de mercado e melhoria de competitividade”, declarou o novo presidente em nota à imprensa.
Julián Eguren foi indicado pelos acionistas do bloco de controle da Usiminas – formado pelo Grupo Nippon, com 29,44% do total de ações ordinárias da empresa, pelas empresas Tenaris e Ternium do Grupo Techint, com 27,66% e pela Caixa dos Empregados da Usiminas, com 6,75%.
Foto: Deiwis Fontes
Seja o primeiro a comentar