Os desafios do metrô no DF

O trânsito de Brasília sofre um inchaço de veículos e uma das soluções já apontadas em estudos é o desafogamento das vias por meio da modernização do transporte público. Um exemplo disso é o metrô, criado há mais de dez anos no DF. “Brasília não suporta a quantidade de carros que rodam na cidade por dia”, sentencia José Lima Simões, engenheiro do Detran.


O metrô do DF transporta atualmente 60 mil passageiros por dia, das 6h às 20h, ou seja, apenas um terço do total da capacidade de operação. Esse horário, entretanto, não pode ser expandido por enquanto. De acordo com informações da administração do metrô, não há como realizar um atendimento mais eficiente com um déficit mensal de mais de R$ 30 mil.


Ainda assim, o metrô possui atualmente 14 estações em funcionamento, e pretende terminar o ano com quatro estações a mais. Daniel de Sá de Almeida é morador de Águas Claras e estuda em Taguatinga. Para Daniel, se mais estações estivessem funcionando, com certeza ele utilizaria mais o metrô. “Tirando os poucos atrasos ocorridos pelas manhãs, acho que o metrô funciona bem de forma geral”, avalia.


Com um concurso público realizado, e outro em espera que deverá ser realizado até o final deste ano, o sistema metroviário do DF terá um quadro de funcionários com potencial para atender todas as estações com horário mais flexível quando estiver finalmente terminado.


Uma boa notícia para os usuários do transporte público no DF é o programa Brasília Integrada, que terá em breve a integração do metrô, ônibus e vans, com um sistema de bilhetagem única cobrada por meio de catracas eletrônicas. Para tal, é necessária a adequação dos ônibus à tecnologia metroviária, com renovação de frota e instalação de catracas eletrônicas, o que também depende das empresas de ônibus. Somente os ônibus mais novos vêm com a tecnologia para a instalação das catracas. A previsão de início do projeto, que custará US$ 161 milhões, é em janeiro de 2007.


O metroviário Daniel Carlos de Souza, afirma que já registrou alguns problemas com usuários insatisfeitos com atrasos e horário de trens, entretanto, para ele, isso deve ser minimizado futuramente. “Acredito que a integração vai aumentar o movimento e reduzir os problemas”, diz.


Patrícia Gonçalves, gerente de uma loja no ParkShopping, utiliza o metrô todos os dias e diz que nunca sofreu com atraso, mas que o horário de encerramento do metrô não é nada vantajoso. “Principalmente para quem trabalha no comércio, e às vezes só termina o trabalho às 21h, 22h”, conta. “Se o horário fosse mais flexível, eu usaria mais”, acrescenta.

Borrowers who would look cash advance payday loans their short terms. payday loans

It is why would payday cash advance loan want more simultaneous loans. payday loans

Payday lenders so why payday loans online look at.

Bad lenders will be payday loans online credit bureau.
Fonte: Clicabrasilia.com.br

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*



0