A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), vinculada ao Ministério das Cidades, deve investir até 2010 R$ 2,5 bilhões em obras de melhoria e expansão nos sistemas de metrôs e de trens urbanos de passageiros em todo o país, no âmbito do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Lançado pelo governo federal em janeiro de 2007, o PAC prevê recursos de R$ 503,9 bilhões em quatro anos, dos quais R$ 274,8 bilhões para energia, R$ 170,8 bilhões para infra-estrutura social e urbana e R$ 58,3 bilhões para logística.
A CBTU atua nos sistemas próprios dos metrôs de Belo Horizonte (MG) e de Recife (PE) e nos sistemas de trens urbanos que também pertencem à empresa, que são os de João Pessoa (PB), Maceió (AL) e Natal (RN). Além disso, atua nas companhias que foram estadualizadas e que respondem pelos projetos dos metrôs de Salvador (BA) e Fortaleza (CE). “Com isso tudo, os investimentos da CBTU até 2010 no governo Lula vão chegar à casa dos R$ 2,5 bilhões. A aplicação desses recursos está em andamento”, afirmou o diretor-técnico da CBTU, Marcus Vinicius Quintella.
Quintella informou que em Salvador, as obras do metrô estão sendo retomadas, com intenção de entregar à população o primeiro trecho até dezembro deste ano. Ele destacou que por decisão governamental, no que se refere a trem urbano hoje no país, “onde houver dinheiro do governo federal, a CBTU vai estar presente”.
Nesse contexto, ele citou como novidade o fato de a CBTU estar presente na conclusão da Linha 2 – Verde – do Metrô de São Paulo, com repasse do governo federal de cerca de R$ 270 milhões. “Não é recurso do PAC, mas uma dotação voluntária do governo federal”, disse. A CBTU fiscaliza o processo de aplicação da verba federal.
A companhia também participa da construção da Linha 3 do Metrô do Rio. O governo federal repassou R$ 5 milhões para os estudos preliminares do projeto. A CBTU atua ainda nos projetos de Brasília (DF), Curitiba (PR) e Teresina (PI), cujos convênios estão em andamento.
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