Os usuários dos trens urbanos na região da Grande João Pessoa serão beneficiados com uma novidade a partir do segundo semestre deste ano. É que a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) pretende colocar um novo trem em funcionamento até o próximo mês de junho. “Fizemos uma primeira vez, de forma experimental, em 2006 e queremos fazer novamente, de forma regular”, afirmou o superintendente da CBTU em João Pessoa, Lucélio Cartaxo.
Segundo ele, a medida depende, entre outros fatores, da compra de material para os trilhos, bem como alguns ajustes no decorrer do trajeto. “A colocação de um novo trem em funcionamento requer, também, todo o material para os trilhos. Adquirimos, recentemente, cerca de R$ 300 mil em trilhos”, disse o superintendente. Cartaxo enfatizou que a demanda existe e que a intenção é colocar o novo trem.
“A demanda é muito grande, também, porque fizemos uma correção dos pontos críticos que causavam um certo atraso. Com segurança e pontualidade os usuários se sentem à vontade para confiar no serviço e a procura cresce”, comentou Lucélio Cartaxo. Ele revelou que a média diária de usuários dos transportes ferroviários chegou a 10 mil em 2006.
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“Tivemos uma segunda-feira, no mês passado, que foi um recorde, com mais de 12 mil usuários em um dia”, contou Lucélio. Dados da Gerência de Operações da Companhia revelam que a demanda aumentou em mais de 61%, nos últimos três anos. A tarifa cobrada nos trens urbanos da Grande João Pessoa custa R$ 0,50. Diariamente, são realizadas 28 viagens de João Pessoa para Santa Rita e mais de 14 de João Pessoa para Cabedelo.
Na próxima semana, três vagões que foram 100% reformados serão inaugurados, substituindo os antigos, em um dos dois trens da CBTU. Desta forma, esta composição (nome dado ao conjunto formado pelos vagões e locomotiva) ficará com apenas um vagão antigo. “Dentro dos próximos 45 dias o quarto vagão deve chegar. Será uma composição completamente recuperada”, revelou Cartaxo.
Ele disse ainda que a Companhia vai esperar a liberação do plano de ação de recursos para que outros três vagões, do segundo trem, sejam enviados para recuperação. O trabalho é feito no Rio Grande do Norte. O custo para recuperação total de cada vagão chega a R$ 250 mil, em média.
De acordo com Lucélio Cartaxo, outros cinco vagões já estão em processo de recuperação no Rio Grande do Norte. A estimativa é que os carros de passageiros cheguem em João Pessoa até o próximo mês de maio. “Quando fechar, ficaremos com duas composições totalmente recuperadas, para depois formarmos a terceira composição”, ressaltou o superintendente.
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