O Centro Federal de Educação Tecnológica do Maranhão (Cefet) e a Companhia Vale do Rio Doce (CVRD) assinarão terça-feira, 19, às 16h30, no Cefet Maranhão, convênio para a criação do 2º Curso Técnico em Ferrovia do Brasil e o primeiro do Maranhão. O curso terá duração de dois anos e formará 30 profissionais em planejamento, gestão e operação dos processos ferroviários. A CVRD repassará ao Cefet/MA o valor de R$ 720.000,00 para a realização do curso. Na ocasião, estarão presentes representantes das duas instituições, autoridades locais e o secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Eliezer Moreira Pacheco.
Para ingressar na primeira turma, é obrigatório ter concluído o ensino médio e ser aprovado em processo seletivo, devendo submeter-se a provas escritas de Matemática e Português. O Edital contendo todas as informações referentes ao processo seletivo será publicado em janeiro de 2007.
O Curso Técnico em Ferrovia é constituído de quatro módulos de formação, o que inclui também um estágio curricular, que poderá ser na CVRD, que tem como finalidade proporcionar a complementação da formação teórica. A previsão é que o primeiro módulo se inicie no primeiro semestre de 2007.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
O primeiro Curso Técnico em Ferrovia surgiu em Vitória no Espírito Santo, em agosto de 2006, também por meio da parceria entre a CVRD e o Cefet.
Caberá ao Cefet/MA aplicar os recursos recebidos exclusivamente em suas atividades educacionais no curso e disponibilizar professores para as aulas. No que tange a CVRD, além de repassar o valor para o desenvolvimento do curso, a empresa será responsável em acompanhar as atividades realizadas pelo Cefet/MA.
Fique por dentro
O que faz um Técnico em Ferrovia? O “Técnico em Ferrovia” é um profissional preparado para atuar nas áreas produtiva e industrial, tais como: montagem, manutenção, operação, controles laboratoriais, instalações, manutenção de equipamentos e a incorporação de novas tecnologias no processo ferroviário.
Oportunidades: Vários são os programas de ingresso na CVRD. Entre eles, o Caça-Talentos – Estágio, que seleciona anualmente estudantes dos níveis médio e superior e o Formação Profissional, focado em profissionais de nível técnico. Estes programas, conjuntamente, são responsáveis em selecionar em torno de 700 pessoas por ano, no Maranhão. Mais informações pelo site www.cvrd.com.br.
Seja o primeiro a comentar