A capital terá mais uma linha do metrô, com início de construção em 2010. A nova linha ligaria a Freguesia do Ó, na zona norte, à Liberdade, no centro, onde poderá ser feita baldeação na estação São Joaquim, que pertence à linha norte-sul. Outro ponto de baldeação será a estação Higienópolis/Mackenzie, da futura linha 4, que está sendo construída e vai da Luz até a Vila Sonia, na região do Morumbi.
O metrô paulistano tem apenas 61,3 km de linhas. A primeira linha, a norte-sul, começou a ser construída em 1968 e foi inaugurada em 1974, ligando Jabaquara e Santana. O ritmo de construção até agora é de 1,5 km por ano, nos últimos 40 anos desde o início das escavações.
As obras da Linha 4 (Amarela), onde uma cratera se abriu em janeiro de 2007 em Pinheiros, matando sete pessoas, deverão atrasar quase dois anos. Há onze estações no projeto, mas numa primeira fase – prevista inicialmente para o fim de 2007 – serão entregues seis. A previsão é concluir as obras nas estações Butantã, Faria Lima e Paulista só em novembro de 2009. Outras duas estações, República e Luz, serão entregues em 2010.
A nova Linha Laranja terá 11 estações no trecho de nove quilômetros e meio entre a Freguesia do Ó e a estação São Joaquim. As estações serão Freguesia do Ó, Santa Marina, Água Branca, Turiassu, PUC, Pacaembu, Angélica, Higienópolis-Mackenzie, Bixiga, 13 de Maio e São Joaquim.
Há ainda um segundo trecho a ser construído, mas o governo do estado afirmou que ele não será iniciado na gestão do governador José Serra (PSDB). Este trecho iria da Estação São Joaquim à Vila Prudente, na zona leste, com três estações e 2,3 km de extensão.
– Na nossa gestão, isso não será feito – disse o secretário estadual de Transportes Metropolitanos, José Luiz Portela.
Quando o projeto completo for tirado da gaveta, a Linha Laranja terá 18,3 km de extensão e demanda prevista de 800 mil passageiros por dia.
Segundo Portela, o trecho entre a Freguesia do Ò e a Liberdade seria construído em apenas dois anos. Ficaria pronto em 2012. Um terceiro pedaço, entre a Vila Prudente e a Rua Oratório, seria unido primeiro à linha Verde e pode começar a ser feita este ano, com conclusão prevista para 2010.
O início de construção da nova linha, se cumprido o cronograma anunciado, coincidiria com o último ano de gestão de Serra. É também o ano das eleições presidenciais, que tem Serra como um dos principais pré-candidatos.
Eu quero dar o pontapé inicial nessa linha na minha gestão, porque ela completará o Metrô em São Paulo – disse Serra.
O tom político do anúncio da obra não ficou restrito à coincidência de datas com o calendário eleitoral. A divulgação foi feita à tarde, com a participação do secretário municipal de Transportes, Alexandre de Moraes. Pela manhã, o prefeito Gilberto Kassab havia informado, em entrevista, que a Prefeitura estava liberando R$ 75 milhões para que o governo pudesse iniciar a obra.
Kassab vem sendo pressionado, em seu último ano de gestão, pelo trânsito caótico da cidade. A maioria dos especialistas afirma que investir em transporte público eficiente – metrô e ônibus – é o único caminho para minimizar os congestionamentos na cidade.
– Estamos fazendo a lição de casa e investindo no longo prazo, como no Metrô por exemplo – disse Kassab, ao falar de medidas para melhorar o trânsito.
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