Disputa política apela ao setor ferroviário

Ir até Campinas em um trem bala pagando R$ 12,60 ou andar em trens da CPTM com padrão de Metrô? Essa é uma das decisões (pelo menos de promessas) que o eleitor brasileiro tomará em Outubro deste ano. Na eleição para governador do estado de São Paulo, o candidato do PSDB, José Serra, diz que após eleito trocará os trens da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) na linha F e estender a linha até Mogi das Cruzes. Segundo o próprio candidato, que falou à O Globo, o seu projeto tranformará a linha em algo parecido com um metrô de superfície.


Já o candidado do PT, Aloísio Mercadante, diz que após eleito iniciará a construção de um Trem de Alta Velocidade entre São Paulo e Campinas, com tarifa em R$ 12,60 e prazo de entrega previsto em quatro anos.


Trem de Alta Velocidade
O Trem de Alta Velocidade deverá ser a principal bandeira do Partido dos Trabalhadores nestas eleições. Além do trem entre Campinas e São Paulo, Mercadante também comentou que pretende iniciar estudos para outro entre São Paulo e Sorocaba. Este ano o governo Lula ressucitou o projeto do trem bala entre São Paulo e Rio de Janeiro.


Outros Candidatos
Entre os outros candidatos, existe ainda outro com projeto específico para o transporte. Com participação tímida nas pesquisas está Levy Fidelix, do PRTB. Levy já se candidatou para outras eleições para governador de SP e prefeito da cidade de São Paulo, até hoje não tendo uma participação maior do que 2% dos votos. O candidato levanta a bandeira do Aerotrem desde sua primeira candidatura. Trata-se de um sistema monotrilho que Levy pretende adaptar para a ligação entre a capital e o interior do estado.


Lembranças
Outro sistema de transporte foi destaque nas eleições de 1996 para a prefeitura da cidade de São Paulo. O Fura Fila, de Celso Pitta, nunca saiu do papel como no projeto inicial, comprovou a teoria dos outros candidatos daquela eleição que classificaram o projeto como um Elefante Branco e só vai ser finalizado porque a atual gestão decidiu por retomar o projeto. Ainda assim, o projeto atual pouco lembra o original, o próprio nome já foi mudado duas vezes:


Gestão Celso Pitta (1997-2001): Fura Fila
Gestão Marta Suplicy (2001-2005): Paulistão
Gestão José Serra (2005-2009): Expresso Tiradentes

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Fonte: Railbuss.com

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