A Alstom está realizando os primeiros testes em um lote de sete carros produzidos para o metrô de Santiago do Chile, cuja entrega está prevista para outubro próximo. Os carros de passageiros fazem parte de um contrato assinado em março de 2005 com a Santiago Metro S/A (operadora do metrô de Santiago) para a fabricação de 85 unidades. “O prazo de conclusão de entrega está previsto para dezembro de 2007”, adiantou o diretor geral de Material Rodante da Alstom, Avelino Figueredo Júnior.
Ele informou que os carros de passageiros estão sendo produzidos com a ajuda de robôs de solda, responsáveis, como o nome já diz, pela soldagem automática do produto. Utilizados pela indústria automobilística, os robôs estão sendo aplicados desde 2004 na indústria ferroviária nacional. “Adquirimos os robôs após a assinatura do contrato com o Metrô de Nova York em 2004 para a entrega de 400 carros“. Até o momento, já foram entregues 50 carros e o prazo de conclusão das encomendas é dezembro de 2007. Segundo Avelino Figueredo, os robôs são fabricados pela GE Fanuc e custam em média entre R$ 500 mil e R$ 700 mil.
“Na solda automática os pontos são perfeitamente espaçados e alinhados pelos robôs”, diz ele, acrescentando que um dia de trabalho de cada robô equivale ao emprego da mão-de-obra de oito homens em um dia de trabalho. Avelino Figueiredo explica que também na manutenção é maior o ganho de produtividade em relação ao uso da solda manual. “A manutenção é realizada semestralmente e por um período de 12 horas”, informou. Os robôs estão sendo utilizados também na produção de carros para encomendas internas, como do consórcio Cofesbra (no qual a Alstom é líder), para a fabricação de 12 trens (48 carros) destinados à Linha C da CPTM.
Além da utilização da solda automática, a Alstom também optou pelos robôs no processo de submontagem de peças para o suporte de carros de passageiros. Cada robô desse tipo custa em média R$ 150 mil.
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