Os ministérios das Cidades e dos Transportes, a ANTT, o BNDES, a CBTU, o Simefre e a Abifer assinaram na última terça-feira (dia 23) um convênio de cooperação técnica para o desenvolvimento de ações conjuntas visando a implantação do transporte ferroviário de passageiro regional. Entre várias ações, a principal delas será a implantação dos trens regionais ou Veículos Leves sobre Trilhos (VLT), informou o presidente da CBTU, João Luiz da Silva Dias.
O acordo, assinado no Tocantins durante visita às obras da Ferrovia Norte-Sul, pretende estabelecer o papel de cada órgão no Programa de Resgate do Transporte Ferroviário de Passageiros componente do Plano de Revitalização das Ferrovias, instituído pelo Governo Federal e lançado pelo MT em maio de 2003. As ações envolverão um conjunto de iniciativas no sentido de viabilizar a implantação dos VLTs simultaneamente em diversas cidades como Maringá e Londrina, no Paraná; Caxias do Sul e São Leopoldo, no Rio Grande do Sul; Varginha e Cruzeiro, em Minas Gerais,.
O programa é resultado de um estudo realizado pelo BNDES e a Coppe/UFRJ que pesquisaram ramais administrados pela operadoras de carga, mas que hoje se encontram ociosos ou inoperantes, e que atendem a cidades com população entre 150 e 200 mil habitantes. Para estes sistemas seriam desenvolvidos VLTs com velocidade entre 100 e 200 quilômetros/hora e seriam implantados em cidades com distância de 200 quilômetros entre elas, informou o presidente da CBTU.
Segundo Dias, uma das primeiras medidas para viabilizar o projeto será a substituição da frota dos sistemas de Natal (RN), João Pessoa (PB) e Maceió (AL). “Pretendemos substituir o material rodante destes três sistemas. Para isso, Abifer, Simefre e a própria CBTU vão liberar a norma técnica com as especificações. O BNDES vai financiar a produção dos trens rápidos. Vamos trocar a frota atual por 28 VLTs”.
Clique aqui e veja o texto do convênio de cooperação técnica.
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