G1 – O governo de São Paulo inaugurou na última sexta-feira (5) a estação João Dias, da Linha 9- Esmeralda da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), na Zona Sul da capital paulista. No entanto, outras estações da mesma linha, que estão em construção há mais tempo, continuam em obras.
É o caso da estação Varginha, na Zona Sul. Na enorme estrutura, de frente para a Avenida Paulo Guilguert Reimberg, há um número reduzido de funcionários no canteiro de obras.
Já a Estação Bruno Covas/Mendes–Vila Natal, que deveria ter sido entregue em 2015, começou a operar em agosto deste ano, mas ainda funciona em horário reduzido.
A extensão da Linha 9- Esmeralda foi anunciada pelo governo do estado em 2011. As obras começaram em 2013 mas, por falta de recursos foram paralisadas. Só depois de idas e vindas o projeto foi retomado em 2019.
A estação inaugurada na semana passada, a João Dias, não estava no projeto original da linha. A nova parada levou menos de dois anos para ficar pronta. Ao contrário da estação Vila Natal, ela foi inaugurada operando já em horário integral.
Em nota, a Secretaria dos Transportes Metropolitanos disse as obras são muito complexas por conta da necessidade de implementação do sistema de energia, obras viárias e vias férreas, e que, no caso da estação João Dias, que começou a ser feita depois e ficou pronta antes, não houve a necessidade de grandes intervenções.
Para o professor de engenharia da Unicamp e especialista em transporte, Creso Peixoto, estações com grande demanda deveriam ser priorizadas nos projetos para atenderem um volume maior de pessoas.
Estação João Dias
A nova estação, que é a 20ª da linha Esmeralda, deve atender 10 mil passageiros por dia, começou funcionar no último sábado (6) em horário integral, das 4h à 0h.
Iniciada em março de 2020, a construção contou com investimento de R$ 81 milhões, sendo R$60 milhões custeados pela iniciativa privada, fruto de um convênio assinado em 2014 entre a CPTM e a Brookfield Properties, e outros R$2 1 milhões de recursos da CPTM.
Localizada a 1,9 Km de distância da estação Granja Julieta e a 2 Km da estação Santo Amaro, a estação João Dias tem uma passarela de transposição da Marginal Pinheiros com 53,4 metros de extensão, que conecta a plataforma de embarque à estação.
Construída em uma área de 5,6 mil m², a nova estação oferece acessibilidade com três escadas rolantes, três elevadores, gerador próprio de energia, sistema de detecção e combate a incêndio, mecanismo para captação e reaproveitamento de água de chuva, sistema de energia solar, além de recursos tecnológicos para monitoramento completo por câmeras.
A estação João Dias também é a primeira entregue sem bilheteria. A compra de bilhetes na estação deve ser feita por meio de aplicativos de celular, máquinas de autoatendimento e estabelecimentos credenciados.
Cartão Top
O cartão TOP, que irá substituir o cartão BOM, foi lançado na última sexta-feira (5). O novo cartão de mobilidade também poderá ser usado no transportes sobre trilhos e ônibus intermunicipais.
O cartão faz parte do plano de modernização dos meios de pagamento, iniciado em setembro de 2019. Com o lançamento, o cartão BOM será substituído gradativamente.
A mudança de BOM para TOP começou já na sexta-feira (5), com os cartões BOM Vale-Transporte e, a partir de dezembro, será ampliada para os cartões BOM Comum, segundo o Palácio dos Bandeirantes.
Os cartões BOM Escolar, Sênior e Especial serão trocados no início de 2022. O novo cartão poderá ser retirado gratuitamente em um dos postos presenciais ou entregue em domicílio.
Para mais informações, o passageiro deve acessar o site www.boradetop.com.br ou entrar em contato pelo WhatsApp do TOP (11 3888-2200).
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