Só Notícias (MT) – A prefeitura confirmou que, no próximo dia 30, haverá audiência pública com lideranças políticas, dirigentes de entidades, associações para tratar da expansão do perímetro urbano do município. A iniciativa é da prefeitura. Atualmente, cerca de 70% do perímetro da cidade está ocupado.
O projeto de expansão prevê que a expansão urbana será na região Sul, a partir da Linha 5 (rodovia Izidoro Pivetta), até a BR-163. O perímetro a ser expandido, cerca de 30%, consta no plano diretor do município e considera o desenvolvimento de Lucas do Rio Verde com a chegada da ferrovia estadual, ligando Rondonópolis-Cuiabá-Nova Mutum chegando em Lucas. O plano da empresa que venceu a chamada pública para fazer mais de 900 km de trilhos, os terminais de carga e descarga é dos trilhos ‘chegarem’ a Lucas em 2028.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
A prefeitura prevê que a ampliação da área também considera a necessidade de uma grande área, nas proximidades da cidade, onde será o terminal com pátio de manobras dos trios. A expansão do plano diretor também considera que, com a ferrovia, Lucas atrairá centenas de novas empresas, indústrias, aumento populacional e outros.
A secretaria de Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Cidade definiu que os debates serão no auditório da câmara municipal, a partir de 17h30, onde serão apresentados o projeto de expansão do perímetro urbano.
“Além disso, vamos discutir questões de zoneamento para entender como elas vão se urbanizar, além de já deixar definidas questões do sistema viário que essas áreas futuramente vão ter, as características, se a ocupação será residencial, comercial, e também fazer algumas alterações pontuais”, explicou o secretário-adjunto da pasta, Danilo Messias.
A audiência pública é mais uma etapa para a ocupação da área, que também passou por estudos da equipe de planejamento.
Seja o primeiro a comentar