No Pod nos Trilhos, o diretor superintendente da Randon, Sandro Trentin, ressaltou a necessidade de um plano de estado para fortalecer a indústria ferroviária brasileira. Para ele, é preciso um acordo entre concessionárias, governo, fabricantes e fornecedores em geral. “Um plano continuado, isso é o mais importante”, afirmou no videocast da Revista Ferroviária.
Já o CEO da Greenbrier Maxion, Eduardo Scolari, ressaltou a necessidade de colocar em prática uma versão atualizada do plano trienal de vagões, que aconteceu no passado. Entre 2002 e 2005, um acordo entre a Abifer e a ANTF levou a indústria a produzir 15 mil vagões em três anos.
Hoje, a capacidade instalada das duas fabricantes é de 12 mil vagões/ano. Em 2022, foram produzidos 1.200 vagões nas plantas da Greenbrier Maxion e da Randon, ou seja, apenas 10% da capacidade. Esse ano, a perspectiva é menor ainda: 600 vagões.
Parabéns Revista Ferroviária pela criação de mais esta plataforma de conteúdo! Um movimento bem interessante na industria de vagões nos últimos anos tem sido a fabricação de vagões para os clientes finais, principalmente no ramo de biocombustíveis e celulose!