G1 – Nos primeiros seis meses de 2023, a MRS Logística, concessionária que administra a malha férrea que corta a região, contabilizou cinco acidentes envolvendo composição férrea no município de Santos Dumont.
Os dados colocam a cidade na liderança de registros em Minas, ultrapassando Juiz de Fora, que, no mesmo período, teve quatro.
Os números também indicam o município no segundo lugar da lista geral de registros da concessionária, que atua nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.
Ao todo, foram três abalroamentos – quando um veículo colide com a traseira ou lateral de outro veículo – e dois atropelamentos em Santos Dumont entre janeiro e junho de 2023.
O somatório leva em conta as ocorrências em passagens em nível e em trecho corrido – área operacional destinada exclusivamente à operação ferroviária, onde é proibida a presença de pessoas não autorizadas.
Já em Juiz de Fora, foram quatro atropelamentos e nenhum abalroamento no mesmo período.
A cidade com maior número de ocorrências na área da MRS é Barra Mansa (RJ), com nove registros em seis meses.
Em seguida, aparece Santos Dumont (cinco casos), além de Juiz de Fora, Japeri (RJ), Suzano (SP) e Paraíba do Sul (RJ), todas com quatro ocorrências cada.
Comparativo com semestre de 2022
Conforme a MRS, entre janeiro e junho do ano passado, os números em Santos Dumont foram de apenas dois abalroamentos, sem nenhum registro de atropelamento.
Em Juiz de Fora, houve seis atropelamentos e um abalroamento. Confira os números nas duas cidades da região no quadro abaixo.
Ainda conforme o balanço geral, envolvendo todas as regiões de concessão, houve aumento significativo dos números se comparado aos do primeiro semestre de 2022, subindo de 45 para 70 casos.
Causas dos acidentes
De acordo com a MRS, todos os casos registrados no primeiro semestre tiveram como causa a imprudência ou a desatenção.
“Precisamos que motoristas e pedestres respeitem a sinalização e parem, olhem para os dois lados e escutem antes de atravessar a linha férrea. O trem é pesado e longo, por isso pode precisar de até 1 quilômetro para parar totalmente, não freia como um carro”, destaca o coordenador de Segurança Operacional da MRS, Pedro Peron.
As principais orientações para motoristas são:
- Respeitar a sinalização;
- Parar, olhar sempre para os dois lados e escutar antes de atravessar a linha férrea;
- Evitar a troca de marcha no momento do cruzamento da passagem em nível;
- Evitar música alta, pois pode atrapalhar a escutar os sinais da composição;
- Jamais usar o celular enquanto conduz o veículo.
Já para os pedestres, as principais dicas são:
- Respeitar a sinalização;
- Parar, olhar sempre para os dois lados e escutar antes de atravessar a linha férrea;
- Não fazer uso de celular, fones de ouvido ou qualquer outro dispositivo que possa desviar a atenção no momento da travessia;
- Não atravessar a linha férrea correndo, como forma de tentativa de concluir a travessia antes da passagem da composição.
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