Diário dos Trilhos – O Metrô de São Paulo iniciou nesta quarta-feira (7), a construção da nova estação IPiranga para atender os passageiros do monotrilho da Linha 15-Prata.
A futura parada contará com integração direta com a Linha 10-Turquesa da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), criando novo ponto de transferência entre o transporte com projeção para desafogar a estação Vila Prudente e Tamanduateí, dividindo o fluxo de passageiros. O local recebe investimento de R$ 479,5 milhões com a previsão de atender 28 mil pessoas por dia.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
A primeira etapa dos trabalhos construtivos foi a perfuração do solo para os pilares da estrutura, por meio de “estacas-prancha”, que são elementos estruturais que compõem a fundação profunda, sendo posicionadas no solo por maquinários especializados. Isso possibilita a execução das estacas que sustentam a estrutura da estação e das vigas que formam a via elevada por onde circulam os trens.
A meta é concluir a obra em 2027 e assim acrescentar mais uma parada do monotrilho, com dois acessos à estação, um pela avenida Presidente Wilson, 3.437 e o secundário pela estação da Linha 10-Turquesa.
Ao todo, a edificação terá 10,7 mil m² de área construída e contando com itens de acessibilidade, seis elevadores, 12 escadas rolantes, portas de plataforma e espaço para o estacionamento de bicicletas em paraciclos.
A atual expansão do monotrilho incluem três estações e novo pátio de trens, contemplando mais 1,8 km e a estação Ipiranga na ponte oeste da linha, além de outros 2,7 km, 2 estações (Boa Esperança e Jacu Pêssego) e um pátio (Ragueb Chohfi) na ponta leste, depois de Jardim Colonial, além da compra de 19 novos trens já em processo de fabricação.
Seja o primeiro a comentar