Metrô de SP instala sensores de segurança no vão entre trens e portas de plataformas de três estações da Linha 2-Verde

G1 – O Metrô de São Paulo começou a instalar sensores de segurança nos vãos entre portas de plataformas e trens de três estações da Linha 2-Verde.

As estações que estão recebendo os novos sensores são as de Vila Prudente, do Sacomã e do Tamanduateí.

Os trabalhos de instalação, que se iniciaram no sábado (12), devem ser concluídos em 120 dias, segundo o Metrô, e não prejudicarão as operações dos trens.

Durante a colocação dos sensores, as portas precisam ficar abertas, o que causa uma má impressão nos frequentadores das estações.

Porém, seguranças da empresa estão nos locais para ajudar a proteger os usuários de eventuais quedas.

O objetivo da instalação dos sensores é avisar caso algum passageiro fique preso entre a porta da plataforma e o trem.

Foi isso o que ocorreu em 6 de maio, quando um passageiro morreu após ficar preso entre a porta do trem do metrô da Linha 5-Lilás, administrada pela ViaMobilidade, e a da plataforma da estação Campo Limpo, na Zona Sul de São Paulo. O acidente aconteceu por volta das 8h, quando as plataformas estavam cheias.

A vítima era Lourivaldo Ferreira Silva Nepomuceno, de 35 anos. Segundo relato de passageiros, o homem ficou prensado e foi arrastado pelo trem. Na hora, muitas pessoas começaram a chorar e gritar pedindo para o trem parar.

👉 A porta da plataforma funciona como uma proteção que bloqueia o acesso ao trilho e impede a queda de algum passageiro quando o trem não está no local. Quando o trem para na plataforma e fecha as portas, fica um espaço entre a porta da plataforma e a do trem. Foi nesse vão que o passageiro ficou preso.

Antes do fechamento das portas, há um aviso sonoro. A porta de segurança da plataforma e a do trem têm sensores de segurança que detectam se foram fechadas corretamente. Quando elas não fecham por completo, o sensor acusa e as portas se abrem de novo. No caso ocorrido em maio, as portas fecharam corretamente, mas, como não havia sensor de presença no vão, não foi detectado que o passageiro estava ali.

A primeira porta do desembarque fechou e a porta do trem [fechou] junto com o rapaz. O trem passou por cima dele. Todo mundo ficou desesperado, começou a chorar. Ele ficou preso entre as portas. — Bruno Moreira Costa, gestor comercial que viu o acidente

Não é a primeira vez que esse tipo de acidente acontece. Em março, uma mulher ficou presa entre a porta de segurança e o vagão do trem na Linha 2-Verde, operada pelo Metrô, na estação Vila Prudente, Zona Leste da capital. No entanto, neste caso, o trem não seguiu viagem e a pessoa não ficou ferida.

A ViaMobilidade já havia anunciado que instalaria sensores nos vãos entre as portas das plataformas e os trens até fevereiro de 2026.

Ainda em maio, a empresa começou a instalar barreiras de proteção nas portas das plataformas da Linha 5-Lilás do metrô como medida de segurança após a morte de um passageiro entre o vão do trem e da porta da plataforma.

Conhecidas como Gap Fillers, essas barreiras são estruturas de polímero com um interior metálico, fabricadas sob medida para preencher o vão entre o trem e a plataforma.

Com isso, não haverá mais espaço para que uma pessoa, acidentalmente, fique presa ali. A medida foi tomada enquanto não são instalados os sensores, que evitam esmagamento, nesses vãos.

Fonte: https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2025/07/14/metro-de-sp-instala-sensores-de-seguranca-no-vao-entre-trens-e-portas-de-plataformas-de-tres-estacoes-da-linha-2-verde.ghtml

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