33ª Edição · Prêmio Revista Ferroviária
Vote no Prêmio RF 2026!
Faça parte do Colégio Eleitoral
Clique e Cadastre-se
revistaferroviaria.com.br

Renan Filho defende isenção de debêntures

Valor Econômico – A construção de um plano nacional para que o desenvolvimento logístico converse com a realidade do país, o diálogo com a sociedade e entidades representativas do setor e a necessidade de estimular bons projetos, são apontados pelo ministro dos Transportes, Renan Filho, como pontos estratégicos para aprimorar a infraestrutura brasileira. O encaminhamento dessas questões, afirma, depende da atração de investimentos como forma de melhorar a infraestrutura.

“Quando você [o país] investe recursos em projeto ruim, significa que o caminho está errado. Mas se você [o Brasil] escolhe bom projeto e amplia volume de recursos, melhora mais rapidamente a infraestrutura”, disse Renan na quarta-feira (9), em Brasília, durante o evento “Logística no Brasil”, série de debates promovido pelo Valor, com oferecimento da Infra S. A. e do Ministério dos Transportes.

Na visão do ministro, mesmo com o aumento dos investimentos federais em infraestrutura em relação a governos anteriores, os aportes do setor privado são fundamentais.

As notícias estão em todo lugar. Reportagens e entrevistas exclusivas sobre o setor ferroviário, só na RF — desde 1940.

Por R$ 8,42/mês — parcele em 12x sem juros.

Assinar agora

Renan Filho também fez acenos à equipe econômica e elogiou Haddad, mas disse que se posicionará contra aumento de taxação das debêntures direcionadas à infraestrutura. A medida provisória (MP) apresentada em junho pelo Ministério da Fazenda para compensar a derrubada do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) prevê o aumento do IR sobre esses títulos. De acordo com o ministro dos Transportes, talvez nenhum outro investimento tenha uma “externalidade tão positiva como esse”. Ele disse que conversará com outros ministros sobre o tema e que há espaço para debater o assunto também com a Fazenda.

O ministro considerou que os juros altos representam um desestímulo para a iniciativa privada, mas defendeu que o Brasil tem bons projetos para atrair o capital internacional e que o investimento em infraestrutura é de longo prazo. “No mundo, não tem projeto com taxa interna de retorno de dois dígitos, é difícil. O Brasil tem”, disse. “Temos novos investidores e novos players.”

Renan Filho relatou que o governo tem a expectativa de realizar 35 novos leilões de rodovias até o fim de 2026. De olho nos projetos da pasta, renovou a previsão de que o leilão da ferrovia EF-118 – para ligar Vitória ao Rio de Janeiro – será realizado neste ano, assim como o da Oeste-Leste (Fiol), e disse que serão garantidos ciclos de investimento recorde em infraestrutura nos próximos anos.

No evento, o ministro defendeu que o Plano Nacional de Logística (PNL), ferramenta para planejar a longo prazo a infraestrutura brasileira, vai ajudar na escolha de projetos que justifiquem os aportes financeiros. Renan Filho explicou que o governo se vale, por exemplo, de conhecimento fiscal para ter mais informações sobre a quantidade de carga no país. O PNL é uma iniciativa que nasceu em governos anteriores e que vem sendo aprimorada.

Fonte: https://valor.globo.com/publicacoes/especiais/infraestrutura-logistica/noticia/2025/07/16/renan-filho-defende-isencao-de-debentures.ghtml

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*