A Prefeitura de Piracicaba recebeu uma doação de R$ 400 mil do Banco Santander para custear totalmente as obras de restauração do prédio principal da Estação da Paulista. A reforma de todo o complexo está estimada em R$ 1,5 milhão. Segundo o gerente da obra, Walter Godoy dos Santos, o prédio e o barracão destinado à terceira idade estarão prontos até o dia 20 de dezembro. O local será transformado em um centro cultural com uma platéia móvel com capacidade para 200 pessoas, que vai correr sobre os antigos trilhos da ferrovia.
Os ladrilhos, piso e forro foram trocados assim como os batentes e guarnições das portas e janelas. “Tudo é feito como o original, baseado no projeto desenvolvido pelo Ipplap (Instituto de Pesquisas e Planejamento de Piracicaba)”, disse Godoy.
As paredes foram pintadas de amarelo claro e a gare (estrutura metálica que cobre o prédio) já foi totalmente refeita. Os banheiros foram restaurados como eram originalmente, mas não vão funcionar para esta finalidade. “Vamos fazer igual como era para que as pessoas conheçam.”
Godoy disse que o relógio já teve a engrenagem reformada e deve ser colocado em funcionamento após a pintura da fachada. O centro cultural vai abrigar o Cantinho do Choro, local onde vão ocorrer apresentações deste gênero musical, uma videoteca e um café.
O projeto de utilização da estação aborda também uma sala grande de multiuso, com tela de cinema e espaço para apresentações de grupos artísticos.
No prédio central da Estação já foi definida a instalação de uma pequena biblioteca e uma sala para aulas de artes plásticas, pesquisa e leitura. Na parte interna haverá um espaço permanente para exposições.
Em frente à plataforma da Estação, o local onde passam os trilhos será pavimentado e construída uma platéia móvel que percorrerá todo o local. “As pessoas ficarão sentadas e poderão assistir, por exemplo, a uma peça de teatro em três atos com os assentos percorrendo diversos cenários.”
O barracão que fica próximo à rua Boa Morte será destinado à terceira idade, com espaço para ginástica, bailes, sanitários, jogos de salão e um bar. “Restauramos a estrutura deste barracão com sapatas de concreto e estamos refazendo as paredes e o telhado”, disse Godoy. Estas duas partes do complexo serão inauguradas ainda este ano e o restante deve estar pronto até agosto de 2006. “O previsto seria até o final do ano que vem, mas vamos antecipar”, disse. A prefeitura também vai inaugurar a revitalização da praça José Bonifácio até o final do ano.
RUA – A rua Alferes José Caetano será aberta para o trânsito de veículos na área da estação no ano que vem com ligação até a rua Sud Mennucci. Em frente ao barracão da terceira idade será feita uma pista de caminhada e o paisagismo.
Na área oposta, onde há outro barracão, serão feitas salas para atividades culturais, como teatro, dança e o Museu da Ferrovia. “Estamos estudando a colocação de vagões ferroviários em frente a este barracão, que também servirão para as atividades culturais”, afirmou Godoy. Próximo a este local serão construídos um playground e quadras de futebol para os jovens.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
Seja o primeiro a comentar