O governo do Estado investirá mais de R$ 92 milhões na compra dos seis trens que irão servir o metrô de Salvador. Na noite de ontem, a Assembléia Legislativa aprovou, por unanimidade, o projeto de lei enviado pelo Executivo, que eleva de U$$ 35 milhões para U$$ 42 milhões o valor do empréstimo contraído junto ao Banco do Brasil. Tomando como base o dólar de ontem (R$ 2,195), esse montante seria elevado de R$ 76.825.000,00 para R$ 92.190.000,00. O valor foi acrescido, segundo o líder do governo, deputado Paulo Azi (PFL), devido à necessidade de comprar os trens e equipamentos de infra-estrutura, como peças para manutenção e alguns componentes.
“O governo do Estado achou mais prudente elevar o valor desse empréstimo, devido à necessidade de ter os componentes extras”. Porém, para outro deputado ligado à base do governo que preferiu não ser identificado, o real motivo é que a moeda norte-americana vem passando por processo intenso de oscilação, sofrendo um desgaste muito grande nos últimos dias, registrando sua sétima queda seguida. “É muito arriscado contrairmos um empréstimo de apenas U$$ 35 milhões e daqui a algum tempo, ele não ser suficiente para custear a aquisição dos trens”, enfatizou.
Segundo o líder do PFL, deputado Gildásio Penedo, toda a bancada da maioria votou favorável à matéria, “por entender a relevância que o projeto do metrô tem para a população de Salvador”. Assim como ele, o vice-líder da oposição, deputado Edmon Lucas (PTB), disse que a votação aconteceu de forma unânime, “por todos os parlamentares entenderem a importância da participação de todos – Estado, município e União – no projeto. “Sabemos que a compra dos seis trens corresponde à contrapartida final do governo do Estado no metrô”. Para o deputado Paulo Cezar (PFL), essa é uma demonstração de que o governador Paulo Souto está cada vez mais empenhado na conclusão da obra. De acordo com o parecer técnico das Comissões de Constituição e Justiça e Finanças e Orçamento, relatado pelo deputado Júnior Magalhães, este procedimento está em conformidade com o empréstimo assinado entre o Banco Mundial (Bird), governo federal, Estado e município, com o objetivo de implantar o Sistema Integrado de Transporte de Salvador. A bancada do PT na Casa disse através de outro parecer técnico que “espera sinceramente que o Estado passe a cumprir efetivamente com suas obrigações contratuais, como já vem fazendo o governo federal, para que possa viabilizar o metrô”. Na defesa do governo, o deputado Júnior Magalhães disse que é a União e o governo do PT que devem cumprir sua parte e liberar os recursos previstos no Projeto Piloto de Investimentos (PPI).
O empréstimo feito pelo Estado servirá para pagar os trens que foram encomendados à empresa japonesa Mtsui/Rotem, vencedora da licitação internacional que definiu o fornecedor do equipamento. Desde o início das obras, o governo já investiu R$55 milhões na constrção do metrô. Além disso, já colocou outros R$86,9 milhões nas chamadas obras estruturantes do projeto, como construção de vias de acesso, alargamento de avenidas, remoção de imóveis que estavam na rota do metrô, entre outros serviços. Incorporação dos trens Os últimos detalhes sobre a incorporação e administração do trecho de ferrovia Calçada-Paripe, pela prefeitura de Salvador, devem ser definidos até o final de novembro, como previu o secretário de Transportes e Infra-Estrutura Urbana (Setin), Nestor Duarte Neto ontem, ao sair de uma reunião com técnicos do Bird e do governo federal. “Estamos mantendo reuniões diárias com representantes dos governos federal e estadual, além do pessoal do Banco Mundial. Acreditamos que entre os dias 25 e 30 concluiremos os acertos”, explicou.
Uma das principais questões é o repasse semestral de R$ 4 milhões, totalizando R$ 12 milhões, para a Prefeitura operar a linha de trens, que atualmente é deficitária. O secretário garantiu que todos os funcionários ligados à operação das linhas e do serviço burocr
Governo cumpre sua parte no metrô
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