Locomotiva Baldwin nº 09, modelo six-wheel-switcher e rodagem 0-6-0
A Sociedade Amigos da Locomotiva a Vapor e a ABPF – regional sul realizam na próxima segunda-feira, dia 14, a entrega oficial da locomotiva histórica Baldwin nº 09 ao Museu Ferroviário de Tubarão (SC). A máquina foi recuperada com o apoio da FTC, do deputado Clésio Salvaro e do Governo do Estado de Santa Catarina. A cerimônia de entrega acontece às 18 horas, na sede do Museu Ferroviário.
Construída nos Estados Unidos, em 1922, a locomotiva nº 09 da Baldwin, modelo six-wheel-switcher e rodagem 0-6-0, tem como procedência a Rede de Viação Cearense. De acordo com o presidente do Museu Ferroviário de Tubarão, José Warmuth Teixeira, “é uma verdadeira preciosidade pela singularidade de suas linhas e por ser uma representante de uma importante etapa da história da locomotiva a vapor, quando elas não traziam consigo o tender para armazenamento do carvão e da água.”
José Warmuth Teixeira afirmou que sem o apoio externo, a recuperação da locomotiva seria praticamente inviável. “O apoio ao Museu, seja através de empresas, ou de autoridades, é de grande valia para o turismo ferroviário da região”, destacou Warmuth, que no ano passado lançou um livro sobre a história da Estrada de Ferro Tereza Cristina, também com o apoio da operadora. Intitulada de “Ferrovia Tereza Cristina – Uma Viagem ao Desenvolvimento”, a obra conta fatos que vão desde a construção da estrada de ferro, em 1884, até os dias de hoje. Além disso, em suas 250 páginas, o livro conta com um amplo registro fotográfico do acervo pessoal do autor.
Para o diretor-presidente da Ferrovia Tereza Cristina, Benony Schmitz Filho, contribuir para a preservação da memória ferroviária da região é de extrema importância. “A ferrovia foi a principal impulsionadora de todo o desenvolvimento do sul catarinense e devemos muito a ela neste sentido”, destaca. A FTC oferece apoio contínuo ao Museu Ferroviário de Tubarão, cedendo infra-estrutura e alguns materiais necessários para a recuperação e manutenção de seu acervo histórico.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
Seja o primeiro a comentar