CPTM recupera sinalização e rede elétrica

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) está investindo na recuperação e modernização da infra-estrutura dos sistemas, principalmente os de energia elétrica e sinalização das Linhas E (Luz-Guaianazes) e F (Brás-Calmon Viana).

Atualmente, é transportado nessas linhas cerca de 1,3 milhão de usuários por dia. No ano passado, foram fechados cinco contratos que envolvem recursos da ordem de R$ 63,4 milhões: R$ 30,6 milhões provenientes do Governo do Estado de São Paulo e R$ 32,8 milhões do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), com prazo para a conclusão em 2008.

As intervenções visam preparar a empresa para reduzir ainda mais os intervalos entre os trens, hoje entre seis e sete minutos no Expresso Leste e nove minutos na Linha F.

Para atingir a meta, a companhia realiza obras para aumentar a capacidade, a confiabilidade e a disponibilidade das subestações e cabines seccionadoras de alimentação elétrica, bem como modernizar os sistemas de sinalização de via e de bordo para suportar futuramente headways (intervalos) de três minutos, no Expresso Leste, e seis minutos na Linha F.

Com as futuras aquisições de trens e a reincorporação de unidades que estavam fora de circulação pelo Programa Boa Viagem da CPTM (modernização da frota), há a expectativa de diminuição dos intervalos, o que demandará mais potência energética. Um dos projetos importantes em andamento estabelece uma série de intervenções para recuperação dos sistemas elétricos e implantação de novos equipamentos, em especial nas Linhas E e F.

As obras resultarão em uma melhora no desempenho dos sistemas de suprimento de energia de tração e circuitos de alimentação em média tensão. A empresa responsável pelos trabalhos, orçados em R$ 9,1 milhões, é a Balfour Beatty Rail Power Systems (Brazil).

A companhia ainda instalará dois grupos retificadores: um na subestação Ermelino Matarazzo, na Linha F, e outro na subestação de Caieiras, na Linha A (Luz-Francisco Morato), proporcionando um acréscimo de 50% na potência disponível em cada uma delas.

A subestação Calmon Viana contará com novos equipamentos que possibilitarão a transferência automática de linhas de alimentação de modo a permitir a continuidade de sua operação em caso de falha em uma das linhas, sem interrupção no sistema de tração.

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Fonte: DCI – Comércio Indústria & Serviços

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