Trilhos cortam o sertão

Há algo de novo sob o sol do sertão. Está saindo do papel a ferrovia Transnordestina. Trata-se da estrada de ferro que vai cruzar três Estados do Nordeste com o objetivo de escoar a produção da agroindústria local pelos portos de Pecém, no Ceará, e Suape, em Pernambuco, capazes de receber navios de grande porte. Ela terá um custo alto, estimado em R$ 4,5 bilhões, mas, em compensação, guarda um potencial para mudar a face econômica do nordeste. A primeira etapa da obra, com 110 quilômetros, será entregue no próximo mês. Ligará os municípios de Salgueiro, em Pernambuco, a Missão Velha, no sul do Ceará. Ao todo, a Transnordestina terá mais de dois mil quilômetros de trilhos. As maiores etapas começam a ser construídas a partir de 2007, com previsão de término para 2010. A obra vai incluir, em seu rumo norte, a modernização de mais 955 quilômetros de estradas de ferro já existentes.

Os recursos para a empreitada são, na maioria, públicos. A construção ficará a cargo da Companhia Ferroviária do Nordeste (CFN), uma subsidiária da CSN. A companhia terá direito a operar a ferrovia em regime de concessão e vai entrar com R$ 300 milhões de recursos próprios. Outros R$ 250 milhões virão de novos parceiros privados e mais R$ 400 milhões de um empréstimo do BNDES no rateio da obra. O Fundo de Investimentos do Nordeste (Finor) entra com R$ 1,5 bilhão, que será transformado em ações da CFN e entregue ao BNDES. Os R$ 2,05 bilhões do Fundo de Desenvolvimento do Nordeste serão ressarcidos de duas maneiras: metade paga como empréstimo e metade transformada em ações. O secretário executivo do Ministério da Integração Regional, Pedro Brito, afirma que o sistema é bom para todas as partes. “Nossos contratos são de concessões que terminam em 25 anos. O concessionário só terá o retorno do capital com os trens operando. Isso nos dá certeza de que as obras não vão atrasar.”

Dados oficiais apontam que soja e milho começam a ser plantados em quantidade crescente no sul do Piauí, refletindo no crescimento da soja no Maranhão. A expectativa da chegada da ferrovia também incrementa o plantio de grãos. O trem rumo ao litoral facilitará o escoamento dessa produção. Hoje, a operação é dificultada em razão da precariedade das estradas. Na ótica da CFN, vários setores da agroindústria entrarão nos trilhos do transporte de carga a baixo custo.

Quando pronta, a Transnordestina estará apta a se integrar às ferrovias Norte-Sul, Carajás e à Centro-Atlântica, que cobre Bahia, Sergipe, Minas Gerais e Espírito Santo. Prevê-se que em seu primeiro ano de funcionamento a nova ferrovia transportará 17 milhões de toneladas de carga. Calcula-se que dela poderão derivar até 600 mil novos empregos.

Borrowers who would look cash advance payday loans their short terms. payday loans

It is why would payday cash advance loan want more simultaneous loans. payday loans

Payday lenders so why payday loans online look at.

Bad lenders will be payday loans online credit bureau.
Fonte: Istoé

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*



0