Metrô: obras são retomadas

O governo federal deixou de lado o jogo político de condicionar o repasse de recursos para o metrô do Recife à estadualização do sistema, e liberou quase R$ 80 milhões para a retomada das obras da Linha Sul, paralisadas há mais de dois meses. Uma medida provisória, no valor de R$ 1 bilhão e a ser editada nos próximos dias, vai garantir a verba para a continuidade da expansão do metrô, permitindo a ligação do Recife com Jaboatão dos Guararapes e beneficiando mais de 400 mil usuários diários. A previsão do Metrorec é de que, com a sinalização dos recursos, até o fim do ano a Linha Sul esteja totalmente em operação, chegando a Cajueiro Seco, em Jaboatão. As obras, que encontram-se com 80% do cronograma concluído, serão retomadas na próxima semana.


Na prática, a MP do governo federal, que pretende dar seqüência às obras no período eleitoral, principalmente de infra-estrutura, prevê R$ 78 milhões para o metrô do Recife. Desse total, R$ 14 milhões estão destinados ao pagamento dos serviços efetuados no ano passado. Os R$ 64 milhões restantes serão para a continuidade dos contratos que vão permitir a conclusão da Linha Sul. “Estamos muito felizes. Desde que as obras foram paralisadas temos lutado para retomá-las. Agora, é esperar que a União edite a MP, o que está previsto para ser feito logo após a votação do Orçamento Geral da União (OGU) deste ano”, explicou o superintendente do Metrorec, Sileno Guedes.


 


Pelo cronograma da expansão, os R$ 64 milhões a serem utilizados este ano permitirão o acabamento de seis das oito estações ainda previstas para operar na Linha Sul (duas estão concluídas e outras duas já operam desde o ano passado, totalizando dez estações), vedação de todo o muro do metrô (hoje aberto em vários pontos pela população) e a construção de quatro passarelas de pedestres. Os recursos também permitirão a desapropriação de imóveis para construção do acesso viário à Estação Antônio Falcão, em Boa Viagem, a construção de duas subestações de energia e a recuperação das canaletas, obstruídas pela paralisação. Um dos cinco terminais integrados, o de Cajueiro Seco, também será construído.


 


De acordo com Sileno Guedes, o dinheiro do governo federal ainda será utilizado na Linha Centro do metrô. “Iremos concluir o sistema de sinalização no trecho entre as Estações Camaragibe e Rodoviária, promover a revisão de mais três trens, com a colocação de ar-condicionado, além de ampliar o terminal de Camaragibe”, disse.


 

Otimista, o superintendente garante que até o fim do ano a população verá a operação até Cajueiro Seco porque os contratos não sofreram descontinuidade. “Nós apenas suspendemos, não cancelamos. Por isso não haverá necessidade de aditivos”. A Linha Sul do metrô terá 14 quilômetros de extensão.

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Fonte: Jornal do Commercio

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