A Gerdau Guaíra iniciou nesta quarta-feira (dia 31) as operações no ramal ferroviário construído em parceria com a ALL, em Araucária (PR). Foram investidos R$ 2,6 milhões na obra. O ramal possibilita o acesso direto da unidade à via da operadora para escoamento da produção e recebimento de matérias-primas.
O volume movimentado inicialmente pelo ramal deve ultrapassar 120 mil toneladas por ano. Antes do novo desvio, o transporte dos tarugos era realizado pela via rodoviária, gastando três horas entre o carregamento e o deslocamento. Agora, o carregamento de cada vagão leva cinco minutos. A opção ferroviária também proporciona maior segurança ao transporte de cargas, afirma Marcelo Schmitt, diretor de logística do Grupo Gerdau.
O gerente-executivo da Gerdau Guaíra, Rubens Kuhl, destaca que o beneficio se estende aos clientes, meio ambiente e à própria comunidade local, pela maior competitividade desta operação, particularmente no mercado de exportação.
Além de ampliar a movimentação em um cliente importante como a Gerdau, o novo desvio permitirá à ALL crescer no segmento siderúrgico, um dos alvos da unidade de industrializados em 2006, revela Alexandre Campos, diretor de Negócios Industrializados da América Latina Logística.
Seja o primeiro a comentar